fbpx
quarta-feira, abril 24, 2024
DestaqueEntrevista

Ricardo Mamede destaca a importância da Qualificação Térmica e calibração de instrumentos

O Portal Boas Práticas entrevistou Ricardo Mamede, fundador da Newval, que há mais de 20 anos atua no mercado de qualificação e calibração de instrumentos.  Ele destaca a importância da Qualificação Térmicas em diferentes processos dos segmentos ligados à área da saúde e dá dicas sobre a calibração de instrumentos.

Confira.

Quais processos da indústria e da área da saúde utilizam equipamentos para controlar a temperatura de processos?

A temperatura é uma das grandezas mais controladas nos processos farmacêuticos, pois muitos deles devem ser conduzidos tendo por base a temperatura como fator que determina o seu resultado.

Estufas nas mais variadas funções como secagem de produtos e de matéria prima, incubação, esterilização, despirogenização, etc., são bons exemplos de equipamentos no setor farmacêutico.

A cadeia do frio (área da logística que realiza transporte refrigerado) necessita de controle térmico constante, pois medicamentos termosensíveis deterioram-se com grandes variações de temperatura.

Na área hospitalar destacam-se os equipamentos das Centrais de Materiais e Esterilização – CME tais como as autoclaves, termosedinfectoras, lavadoras ultrasônicas, incubadoras e seladoras.

O que é a qualificação térmica e qual a sua importância nos processos citados?

A qualificação térmica é o processo através do qual podemos atestar, mediante uma sequência de testes programados, que um equipamento consegue manter a temperatura de um processo dentro de parâmetros previamente definidos. É fundamental para certificar que os processos estejam sendo realizados a contento.

refrigerador
Qualificação térmica de refrigerador

a) cadeia do frio: qualificação térmica de câmaras frias, refrigeradores, freezers, almoxarifados, caminhões refrigerados e qualificação de embalagens.

b) estudos de estabilidade: câmaras climáticas e salas climatizadas

c) esterilização e termodesinfecção: autoclaves horizontais, verticais e de bancada, autoclaves de formaldeído, lavadoras termodesinfectoras, estufas de esterilização e despirogenização.

Qual a importância da calibração de instrumentos?

A calibração é um conjunto de operações que estabelece a confiabilidade de um instrumento de medição. Através da calibração podemos descobrir e corrigir eventuais desvios que interferem no resultado de processos controlados por estes instrumentos.

Trata-se de uma ferramenta que garante a segurança nos mais diversos processos industriais, pois as medidas são sempre rastreadas aos padrões do Sistema Internacional (SI)

Quais os padrões para calibrar diversos instrumentos em temperatura e em pressão?

Normalmente os padrões de temperatura são as termoresistências ( RTDs) e os padrões de pressão são manômetros de maior precisão. Entretanto podem ser utilizados termopares ou transdutores de pressão devidamente calibrados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC).

É importante que a calibração em temperatura seja feita em malha (instrumento de leitura conectado ao sensor de temperatura da máquina).

A calibração somente do instrumento de leitura com um calibrador de sinais não garante a confiabilidade metrológica das indicações deste instrumento.

Cite os principais serviços prestados pela empresa, mercados que atende e os principais clientes.

A Newval iniciou suas atividades em 1995 nas indústrias farmacêuticas, que foram as pioneiras em validação de seus processos e, portanto, as primeiras a solicitarem serviçoes de qualificação de seus equipamentos. Atua neste mercado até hoje realizando a qualificação térmica de equipamentos e a calibração rastreada dos instumentos.

Atualmente a cadeia do frio vem ganhando espaço no nosso cartel de clientes com a qualificação de veículos refrigerados e de embalagens de produtos termosensíveis.

Currículo resumido do entrevistado

Ricardo Mamede é engenheiro mecânico formado na Faculdade de Engenharia da FAAP. Trabalhou de 1977 a 1990 na empresa Kratos que atuava na fabricação de máquinas de ensaios mecânicos e sensores de força para balanças.

Em 1994 iniciou o desenvolvimento de um equipamento capaz de medir simultaneamente vários sensores de temperatura ( termopares) especificando hardware e auxiliando no desenvolvimento do software de controle deste equipamento de leitura informatizado.

Em 1995 Realizou o primeiro trabalho de qualificação témica para a União Química, em Embú Guaçú-SP. Assim fundou a Newval, que há mais de 20 anos atua no mercado de qualificação e calibração de instrumentos.

Redação – Portal Boas Práticas

One thought on “Ricardo Mamede destaca a importância da Qualificação Térmica e calibração de instrumentos

  • Andresa Santos

    Conheço essa empresa e o Sr. Ricardo. Um serviço de alta qualidade e competência. Um serviço que garante a qualidade do serviço, ou melhor, a esterilização dos equipamentos. Eu recomendo. Parabéns pela linda entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×