fbpx
sexta-feira, abril 19, 2024
DestaqueEsterilização

Óxido de etileno é considerado o método mais amplo de esterilização disponível para produtos médicos

O óxido de etileno (EtO) é um processo de esterilização comprovado e confiável usado no mundo todo desde a década de 1940. Hoje, o EtO evoluiu para um processo validado sofisticado, viabilizado por softwares avançados que fornecem um ciclo de esterilização personalizado para os requisitos de produtos exclusivos de um cliente.

O que é:

Baseado em um processo de difusão de gás, o  óxido de etileno é capaz de esterilizar e tornar produtos livres de micro-organismos viáveis. Esterilidade ocorre quando uma molécula do gás de EtO reage com o DNA microbiano e o destrói. O processo requer o controle simultâneo de quatro parâmetros variáveis, contudo interdependentes: concentração de gás, temperatura, umidade relativa e tempo de exposição. A eficácia do óxido de etileno depende da sua habilidade de difundir livremente através do produto e embalagem. Todos os produtos devem ser colocados em embalagens respiráveis que permitam que o gás penetre a barreira estéril e chegue em todas as superfícies do dispositivo ou produto.

Mais adequado para:

O EtO é considerado o método mais amplo de esterilização disponível para produtos médicos devido à sua eficácia em temperaturas baixas e sua compatibilidade geral com uma diversidade de materiais, resinas e tipos de produtos, incluindo:

> Produtos à base de resina de polímero

> Dispositivos médicos de utilização única

> Kits de procedimento

> Bandejas cirúrgicas

> Vestimentas sintéticas

> Esterilização de terminal externo de dispositivos selados de combinação dispositivo/remédio (seringas cheias, stents farmacológicos)

Principais benefícios:

O processo de EtO fornece uma variedade ampla de benefícios de esterilização:

Esterilização em baixas temperaturas – Assegura a integridade do produto e da embalagem

Compatibilidade dos produtos – Esteriliza eficazmente uma ampla gama de polímeros, resinas, materiais naturais e metais, bem como produtos de combinação dual medicamento/dispositivo que requerem esterilização externa da superfície de contato.

Materiais de recursos

Fonte: http://www.sterigenics.com

Para mais informações,clique no banner da CBE Sterigenics na lateral esquerda deste portal.

One thought on “Óxido de etileno é considerado o método mais amplo de esterilização disponível para produtos médicos

  • Jailton Ferreira

    Boa tarde,

    Sou farmacêutico numa indústria de produtos para saúde em PERNAMBUCO e vi que a EUROTHERM trabalha com o tipo de esterilização em ETO, gostaria de saber se vocês trabalham com a esterilização de BROCAS e FRESAS Cirúrgicas, material em Aço inoxidável AISI 420, algumas com grãos de diamante sintético, se sim, qual seria a metodologia aplicada, tempo de exposição, material, etc. Estamos precisando com certa urgência para fecharmos, desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,

    Jailton Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×