fbpx
sábado, abril 20, 2024
DestaqueSalas Limpas

Conheça as opções de pisos para sua empresa e confira dicas para especificação

O piso e o seu revestimento estão entre os elementos mais importante da estrutura física de salas limpas e ambientes controlados. O processo produtivo acaba acontecendo sobre eles, elevando sobremaneira sua relevância. Sobre o piso há tráfego de pessoas, veículos, matérias-primas, máquinas, etc.

Os pisos para salas limpas precisam ser de fácil limpeza e manutenção, possuírem aparência atrativa e cores claras – de modo a facilitar a visualização de sujidades -, apresentarem superfície lisa com porosidade o mais próximo possível de 0%, e estarem isentos de juntas e trincas que evitem acúmulo de partículas e germes.

De acordo com o engenheiro Alexis Fonteyne, da Solepoxy, os revestimentos mais usados são:

a- Sistemas multicamadas (multilayer) em acabamento quartzo colorido policromático. “Este sistema é esteticamente o mais bonito, além de ser o mais resistente a riscos e ataques químicos”, diz

b – Sistema autonivelantes em acabamento monocromático liso. “Este sistema era o mais tradicional por ser bem liso, porém, por ser menos resistente a riscos, tem sido substituido pelo Quartzo Colorido (QC)”, afirma o engenheiro.

C – Sistemas argamassados com acabamento pintado. E”ste sistema possui um acabamento com uma textura casca de laranja”, diz.

folder_doisamais1Entre os pisos industriais disponíveis, Nina Jacobi, supervisora de vendas da Durocolor,  diz que os revestimentos industriais resinados (à base de poliuretano ou epóxi) são os mais indicados, sendo o acabamento em poliuretano o que ofereceria maior resistência ao desgaste, à abrasão e a derramamentos de produtos químicos.

A arquiteta Glênia S. Francisco, gerente de marketing da ACE Revestimentos, destaca o piso vinílico homogêneo em manta, indicado para trânsito intenso. É antiestático, calandrado e compactado, colorido na massa. “Está disponível em mantas de 2m x 20m, 2mm de espessura. Possui excelente resistência à abrasão. É bacteriostático e fungistático. Possui incomparável barreira contra manchas e produtos químicos e tem baixíssima emissão de VOC- compostos orgânicos voláteis”, diz a especialista.

Vantagens e desvantagens
Nina Jacobi afirma que os revestimentos de pisos resinados apresentam uma gama enorme de tipos e composições oferecendo maior eficiência, durabilidade, além de proporcionar um ganho estético e de manutenção e limpeza quando adequados às condições de uso.

piso_Ace
Divulgação: Ace Revestimentos

A respeito do piso vinílico homogêneo em manta, Glênia S. Francisco destaca as seguintes vantagens:
– As mantas são fundidas com cordão de solda, tornando a superfície totalmente monolítica, impermeável e sem porosidade.
– Laváveis, resistentes a produtos químicos e sem reentrâncias.
– Resistência ao escorregamento e ao impacto.
– Grande facilidade de limpeza e manutenção.
– Grande resistência à abrasão
– No caso de um reparo, é possível fazer em um tempo curto, sendo uma obra limpa, sem “quebra quebra”.
– Possui soluções diferenciadas como:  Sistema Ducha: Solução integrada de piso vinilico e revestimento vinilico de parede para área de chuveiro de emergência e vestiários. Piso vinílico acústico: Uma ótima opção para áreas onde a amortização acústica é importante, como por exemplo, amortecer a queda de frascos de medicamentos.

Sobre a desvantagem,  arquiteta afirma que, se comparado com alguns pisos autonivelantes ou pintura tipo epóxi, muitas vezes o investimento inicial em um piso vinilico é maior, principalmente quando o autonivelante não for de alta qualidade, “porém, se for analisado o investimento a longo prazo, em função de reparos e manutenções, o piso vinilico irá amortizar essa diferença”.

Alexis Fonteyne destaca o sistema QC, esteticamente mais bonito, e que seria muito mais resistente a riscos e a ataques químicos. “A desvantagem é que demora mais para ser executado e tem um custo maior”, diz.

Segundo ele, o sistema autonivelante é mais liso, mais fácil e rápido de aplicar. O custo é próximo ao QC. “O sistema argamassado é mais barato”, acrescenta.

Especificação
A especificação do revestimento mais correto depende de alguns fatores. Nina Jacobi afirma que a escolha do piso deve ser feita em função da utilização e das condições locais. “Deverão ser considerados o tráfego (intensidade,carga e tipo de rodas), tipo de produtos químicos que poderão ser derramados e tempo de exposição do piso aos mesmos,agressões mecânicas a que o piso estará submetido como arraste de materiais,batidas de lanças de empilhadeiras,cargas pontuais,disponibilidade de limpeza do piso,temperatura de uso e outras peculiaridades relativas a utilização da área”, explica.

Segundo ela, é fundamental uma análise técnica do substrato em relação a resistência,planicidade,juntas do pavimento,textura da superfície,grau de umidade e contaminações para tomar as providências necessárias de forma que o piso seja aplicado sobre uma base sólida que ofereça garantia.

Glênia S. Francisco cita os seguintes aspectos:
– Saber qual vai ser o fluxo do local: só pessoas ou equipamentos. Essa informação é fundamental para escolher o piso vinilico adequado.
– Como será feita a limpeza do local, se é utilizado algum produto específico que possa agredir o piso vinilico. Por exemplo, no piso vinilico não pode ser utilizado nenhum produto derivado de petróleo, o mesmo danifica o piso vinilico.
– Se utilizará algum tipo de produto químico e qual ou quais serão, para poder avaliar qual o piso vinilico mais resistente ao produto (s) em questão.

Luiz A. Santos, diretor geral da Radfloor, cita a resistência à compressão, cargas pontuais, planicidade, resistência quimica e abrasão.

Dúvidas frequentes
Segmentos industriais, hospitalares e comerciais têm usado cada vez mais os revestimentos resinados, substituindo outros tipos de revestimentos aplicados anteriormente, em busca de uma melhor condição de resistência, limpeza e visual. “Especificamente nos segmentos alimentício, farmacêutico, hospitalar e de laboratórios, a exigência é maior para esse tipo de piso, devido a necessidade de um revestimento sem porosidade e contínuo, sem juntas ou emendas, com rodapé meia cana, o que permite uma total assepsia do ambiente”, diz   Nina Jacobi, da Durocolor.

A respeito das dúvidas mais frequentes sobre o assunto, Luiz A. Santos, da Radfloor, cita temas relativos à resistência mecânica, abrasão e quimica.

Alexis Fonteyne, da Solepoxy, destaca as dúvidas sobre o tiipo de textura, porosidade, facilidade para limpeza.

A arquiteta Glênia S. Francisco afirma que em relação piso vinilico há as seguintes dúvidas:
– Saber se ele é resistente a produto químico e ao transito intenso.
– Saber se é impermeável.
– Como é feita a limpeza.

Redação e edição: Alberto Nascimento e Marcelo Nicolósi – Portal Boas Práticas

Foto de abertura da reportagem: Divulgação – Durocolor

One thought on “Conheça as opções de pisos para sua empresa e confira dicas para especificação

  • Importante salientar da importância da “especificação dos sistemas de piso” (RAD) a serem aplicados sobre o substrato existente, pois de acordo com todas as variantes de esforços mecânicos, químicos e temperaturas que serão solicitados no ambiente dos revestimentos é que se determinará qual o sistema de piso RAD mais eficiente. É bom salientar que o mercado de RAD apresenta vários níveis de concentração dos epóxis e poliuretanos em suas formulas e que de acordo com as exigências mecânicas e químicas é recomendado uma determinada espessura diferenciada e especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×