fbpx
terça-feira, julho 16, 2024
DestaqueHVACNotíciasSalas Limpas

A importância da manutenção preventiva de sistemas AVAC-R em hospitais

Hospitais são ambientes complexos que exigem considerações especiais de manutenção e reparo do sistema AVAC-R, responsáveis por manter a qualidade do ar interior (IAQ) elevada e proporcionar uma temperatura segura para pacientes e funcionários.

Há muito em jogo quando se trata de reparação e manutenção de AVAC-R hospitalar. O tempo de inatividade pode ser catastrófico para negócios e pacientes. Reparar problemas imediatamente para minimizar o tempo de inatividade e completar a manutenção preventiva é fundamental para operações seguras em um ambiente hospitalar.

Como os hospitais dependem de sistemas de AVAC-R adequados?

Os hospitais precisam de um sistema funcional para se manter operacional. Isto é especialmente verdadeiro para lugares como uma sala limpa ou uma sala de operação. A troca de ar, a umidade, a pressão e a temperatura têm que ser precisas em tais ambientes para minimizar o risco de infecção para pacientes.

No entanto, mesmo fora da sala de operação, os sistemas de AVAC-R são obrigados a não apenas manter altos níveis de IAQ, mas temperaturas específicas para minimizar o crescimento bacteriano em todo o hospital. E essas instituições têm que funcionar 24/7, o que conduz a níveis enormes de consumo de energia. Um sistema AVAC-R bem conservado pode ajudar a reduzir os custos operacionais, além de fornecer um ambiente seguro.

Existem normas rigorosas e muitas orientações da indústria quando se trata do desempenho de um sistema de climatização do hospital.

O que acontece quando um sistema AVAC-R hospitalar entra em pane?

Quando um sistema de AVAC-R hospitalar para, a primeira providência é fechar o local, o que ocasiona atraso nos procedimentos cirúrgicos, situações de emergência que precisam ser redirecionadas para outros hospitais, entre outros. Muitas vezes, uma parada dessas causa prejuízo e danos em suprimentos na ordem de milhares de reais. O reparo de um sistema AVAC-R torna-se crítico exatamente por isso, já que tempo de inatividade simplesmente não é uma opção para hospitais.

Por isso, a correta reparação e manutenção preventiva deve ser feita. Assim, evita-se imprevistos e têm-se um sistema sempre em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×