fbpx
sábado, abril 20, 2024
DestaqueNotícias

A vacina da Pfizer é a primeira vacina contra o COVID-19 aprovada para uso definitivo pela Anvisa

Hoje – 23 fevereiro 2021 –  a Anvisa aprovou o pedido de registro definitivo da vacina da Pfizer / Biontech contra o covid-19. É a primeira autorização dessa natureza para um imunizante contra o coronavírus não só no Brasil mais em toda a América Latina.

Com essa autorização a farmacêutica pode comercializar as doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. Mais a Pfizer ainda não tem contrato assinado de venda do imunizante com o Ministério da Saúde e não já doses disponíveis para aplicação.

A Anvisa só tinha aprovado apenas para o uso emergencial as vacinas do Instituto Butantan/Sinovac e Oxford/AstraZeneca. A Fiocruz que produz a vacina da Oxford/AstraZeneca já solicitou o registro definitivo da sua vacina mais até o momento ainda não foi autorizado.

Antonio Barra Torres disse, “Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a covid-19, para uso amplo, nas Américas.”

“O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro”, disse o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em reunião colegiada nesta terça-feira.

“Esperamos que outras vacinas estejam, em breve, sendo avaliadas e aprovadas”, completou ele. Segundo a Anvisa, registro não é uma decisão da diretoria colegiada e só necessita da publicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer em uma edição extra ainda hoje.

“O registro é um ato do gerente-geral de medicamentos, então a equipe dele e ele promoveram esse benefício nessa luta contra a covid-19”, disse Barra Torres em referência ao diretor Gustavo Mendes, que coordenou as análises na Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×