fbpx
terça-feira, abril 16, 2024
ÁguaDestaqueMicrobiologiaNotícias

Águas de Teresina investe na ampliação de laboratórios e aquisição de novos equipamentos

Novos equipamentos e espaço mais moderno permitiu otimizar o fluxo de trabalho nos laboratórios de água e efluentes.

Garantir a qualidade da água que é entregue à população é fundamental e uma das maiores responsabilidades da Águas de Teresina. A concessionária investiu na completa reforma e ampliação dos laboratórios de água e efluentes e adquiriu novos equipamentos, conferindo aos espaços ainda mais modernidade e conforto, otimizando o fluxo de trabalho.

No laboratório de microbiologia, o novo layout, com paredes em vidro, permite que visitantes visualizem as bancadas e o trabalho dos profissionais. Entre os novos equipamentos estão turbidímetros, colorímetros espectrofotômetros, estufas incubadoras para microbiologia e autoclaves com tecnologia ainda mais avançada. O escopo compreende atualmente 19 ensaios.

“A reforma dos laboratórios integra o grande pacote de ações voltadas à modernização de todo o sistema de tratamento e abastecimento de água na cidade. São melhorias importantes e com reflexo direto na qualidade da prestação dos serviços”, destaca a supervisora de laboratório da Águas de Teresina, Kennya Martins.

A próxima etapa de melhorias prevê a ampliação do laboratório físico-químico, onde será construída também uma área exclusiva para recepção de amostras.

Somente em 2019, foram realizados 152.876 ensaios, microbiológicos e físico químicos para atendimento de amostragem e análises particulares. Com a finalização das obras, a Águas de Teresina contará com laboratório de água de média complexidade e uma capacidade superior de atendimento.

Também entrou em operação no complexo da Estação de Tratamento de Água Sul (ETA-Sul), o skid de qualidade. O equipamento conta com sensores que fazem a transmissão automática das informações em todas as etapas de tratamento da água. Por meio dele, são realizadas análises de multi parâmetros, conferindo os dados de turbidez, pH, cor e cloro residual.

O monitoramento de toda a água que é distribuída aos teresinenses é realizado 24 horas por equipes capacitadas e segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pela PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde. Por mês, são mais de 24 mil análises para controle de qualidade da água.

Para acompanhar a evolução do índice de esgotamento sanitário, laboratório de efluentes foi totalmente ampliado. | Foto: Ascom Águas de Teresina
Para acompanhar a evolução do índice de esgotamento sanitário, laboratório de efluentes foi totalmente ampliado. | Foto: Ascom Águas de Teresina

 

Laboratório de Efluentes

Com o compromisso de tornar Teresina referência em saneamento no Nordeste, a Águas de Teresina tem trabalhado de forma empenhada desde a assunção dos serviços. Prova disso, foi o crescimento de mais de 60% na cobertura de esgotamento sanitário, cujo índice saiu de 19% para 31%. Para acompanhar a evolução do atendimento, o laboratório de efluentes foi totalmente ampliado.

No ano passado, foram realizados 15.468 ensaios microbiológicos, físico-químicos e hidrobiológicos. A expectativa é dobrar o número de análises com a ampliação do laboratório.

A próxima etapa é a aquisição de equipamentos novos. A unidade já recebeu um oxímetro para aplicabilidade nos ensaios de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e Oxigênio Dissolvido. Atualmente, o escopo do Laboratório de Efluentes possui 16 ensaios: pH, condutividade, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido, DBO, DQO (Demanda Química de Oxigênio), STD, sólidos sedimentáveis, nitrato, fósforo, amônia, nitrito, coliformes totais, E. coli e clorofila A. Para este ano, está prevista a inclusão de ensaio de óleos graxas e série de sólidos.

“Todas as melhorias já realizadas no sistema de esgotamento sanitário da cidade levam em conta a nossa responsabilidade em devolver aos mananciais os efluentes dentro dos padrões e com as condições que estabelecem a legislação ambiental. É o nosso compromisso em promover qualidade de vida aos teresinenses respeitando a natureza e o ciclo adequado da água”, finaliza o diretor-executivo da Águas de Teresina, Diego Dal Magro.

 

Fonte: Águas de Teresina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×