fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
COVID-19DestaqueNotícias

Associação Brasileira de Imunologia se posiciona à favor da vacinação em crianças

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) divulgou nesta segunda-feira, 3 de Dezembro, um posicionamento totalmente favorável à imunização de crianças, de 5 a 11 anos, contra a COVID-19. A ASBAI considera a vacina uma medida fundamental para o controle de casos e contaminação, afirmando “não deve ser uma questão de opinião, mas sim […] O post Associação Brasileira de Imunologia se posiciona à favor da vacinação em crianças apareceu primeiro em Diário Digital.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) divulgou nesta segunda-feira, 3 de Dezembro, um posicionamento totalmente favorável à imunização de crianças, de 5 a 11 anos, contra a COVID-19.

A ASBAI considera a vacina uma medida fundamental para o controle de casos e contaminação, afirmando “não deve ser uma questão de opinião, mas sim uma estratégia de saúde pública fundamental para o controle da pandemia”.

[scrolling_box title=”LEIA MAIS” display=”category” category=”3″ count=”6″ header_text_color=”#dd3333″]

O documento alega que apesar do número de infecções sintomáticas, casos graves e mortes por Covid serem menores nessa faixa etária (5 a 11 anos), é necessária a vacinação.

Além disso, ressalta que reações alérgicas graves, como anafilaxia, podem ocorrer após qualquer vacina, incluindo s imunizantes contra COVID-19, porém a taxa estimada para essas reações é de 1 para 1.000.000 de doses aplicadas, sendo considerado um evento raro.

Dados consistentes de eficácia e segurança da vacina Pfizer em pacientes de 5 a 11 anos derivam de um estudo de fases 2 e 3, com aproximadamente 2268 participantes, realizado nos E.U.A, Finlândia, Polônia e Espanha, utilizando duas doses com um intervalo de três semanas.

A imunização foi avaliada por meio de proteção contra infecção sintomática e produção de anticorpos neutralizantes, registrando 90,9% de eficácia.

Segundo a Associação, não foram identificados relatos de casos de anafilaxia em pacientes de 5 a 11 anos que receberam a vacina da PFIZER nos países que já iniciaram a vacinação desta faixa etária.

Após avaliação de benefícios e riscos, seguindo protocolos de análise, a ANVISA concedeu à vacina PfizerBioNTech COVID-19 autorização de emergência para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade no dia 16 de dezembro de 2021.

Números

Casos notificados à OMS de 30/12/2019 até 25/10/2021 mostraram que as crianças menores de 5 anos representam 2% dos casos globais e 0,1% (1.797) das mortes.

As crianças mais velhas e os adolescentes mais jovens (faixa etária de 5 a 14 anos) são responsáveis por 7% dos casos globais relatados e 0,1% (1.328) das mortes globais relatadas.

Os óbitos em todas as faixas etárias inferiores a 25 anos representaram menos de 0,5% das mortes globais relatadas.

No Brasil, quase metade das crianças e adolescentes brasileiros mortos por COVID-19 em 2020 tinham até 2 anos de idade; um terço dos óbitos até 18 anos ocorreram entre os menores de 1 ano e 9% entre bebês com menos de 28 dias de vida.

Estados Unidos (FDA), Canadá (HC), Comunidade Europeia (EMA), Austrália (TGA), Singapura (HSA), Suiça (Swissmedic) e Reino Unido (MHRA) já aprovaram a vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade.

FONTE: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×