fbpx
domingo, abril 28, 2024
Inovações tecnológicas

Atlas Copco amplia linha de bombas de vácuo para aplicações industriais

A Atlas Copco Brasil, seguindo a estratégia mundial da empresa, e de forma simultânea, anuncia para o mercado nacional as novas Bombas de Vácuo para aplicações industriais, recém desenvolvidas e lançadas na Europa.

A linha de bombas de vácuo da Atlas compreendia oito modelos de bombas de palheta lubrificada (GV 20 – GV 300) e três modelos de bombas de parafuso lubrificado (GV 630 – GV 1600), e estava limitada ao chamado vácuo primário (aplicações até 1 mbar).

“Entre as aplicações mais comuns desta categoria, podemos citar a geração de vácuo para aplicações hospitalares, indústria gráfica, formação a vácuo (vacuum forming), embalagem de alimentos a vácuo, segurar e levantar (pick and place) entre outras”, destaca André Vinícius Barros, Engenheiro de Produto da Atlas Copco.

A nova linha atende à classe de vácuo Médio, ou seja, aplicações que necessitam de vácuo até 10-3 mbar, como fornos para tratamento térmico, embalagem de café a vácuo, manuseio de vidros, teste e fabricação de ar condicionado e aplicações laboratoriais.

As nova linha de bombas de vácuo inclui bombas de palheta lubrificadas dois estágios, bomba de pistão e anel líquido e a grande novidade fica por conta dos quatro modelos de bomba de parafuso lubrificada com velocidade variável – GHS 630 – 900 VSD+.

As novas GHS oferecem vários benefícios aos clientes, tais como economia de até 50% de energia, melhor vazão por kW, menor nível de ruído, menor custo de manutenção com intervalos maiores de intervenção e sistema de controle por transdutor de pressão e controle fino do vácuo. Possuem sistema de inversor de frequência para variação da velocidade do motor conforme a demanda, eliminando e arranques seguidos e alívio do motor elétrico; painel de comando com CLP, sistema de rodízio e carenagem.

A linha GHS é equipada com elemento parafuso com tecnologia exclusiva Atlas Copco e motor elétrico de alta eficiência IE2 para trabalho até 46°C. “Além disso, as bombas têm dimensões compactas e peso reduzido, ocupam pouco espaço e facilitam o transporte e a instalação”, complementa André Vinícius.

As bombas GHS podem ser usadas nas mais diversas aplicações industriais, inclusive quando houver sucção de algum líquido, vapor ou água, podendo ser instalados filtros separadores e sistemas adequados para evitar contato dos fluídos com a bomba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×