fbpx
sexta-feira, abril 19, 2024
DestaqueInovações tecnológicasNotícias

Busch lança nova série de equipamentos de medição de vácuo

Sensores e transmissores VACTEST permitem uma ampla faixa de medição das bombas e sistemas de vácuo, indo de 1.600 a 5.10-10 mbar

A observação exata das pressões ou curvas de pressão em processos industriais é um parâmetro importante para garantir a eficiência ideal e a melhor qualidade dos sistemas de vácuo. Sabendo disso, a Busch Vacuum Solutions lançou recentemente uma nova série de equipamentos de medição de vácuo, denominada VACTEST. Projetado para combinar os mais recentes avanços em metrologia de vácuo com qualidade de fabricação excepcional, o lançamento traz um portfólio inovador e abrangente de medidores de vácuo e controladores ativos.

Construção robusta, confiabilidade e precisão de medição são os principais recursos desses dispositivos, tornando-os a escolha ideal para monitorar e controlar processos de vácuo. Neste sentido, as tecnologias VACTEST permitem uma ampla faixa de medição, que vai de 1.600 a 5.10-10 mbar, cobrindo todos os níveis de vácuo com precisão. Além do mais, todos os sensores estão em conformidade com os padrões e regulamentos internacionais, como as certificações CE (Conformidade Europeia) e RoHS (Restrição de Certas Substâncias Perigosa).

As soluções da linha VACTEST estão divididas em duas categorias principais: medição de pressão direta e medição de pressão indireta. O primeiro deles, que é usado principalmente para processos de vácuo bruto e médio, independe do gás do processo e é baseado na pressão que o fluxo molecular exerce sobre uma membrana.

Já em um nível de vácuo mais alto, recomenda-se o uso dos princípios de medição indireta com base em propriedades especiais do gás de processo, como condutividade térmica ou probabilidade de ionização. Ao contrário do método de medição direta, esses princípios dependem do tipo de gás de processo. Por esse motivo, um fator de correção específico deve ser aplicado para cada gás, exceto ar ou nitrogênio.

Para selecionar o sensor correto, vários fatores devem ser levados em consideração, como o conhecimento da faixa de pressão, a precisão necessária, a composição do gás, bem como o processo e as condições ambientais.

Conheça, abaixo, as tecnologias de sensor para medição direta de pressão que contam com a metrologia de vácuo VACTEST e independem do tipo de gás:

 

Sensor piezoresistivo

A robusta e econômica tecnologia de sensor piezoresistivo mede a mudança na resistência de um extensômetro resultante da deflexão do diafragma. A robustez e versatilidade do sensor significa que ele é a melhor escolha para medição de pressão absoluta na faixa de vácuo bruto. A faixa de medição está entre 1.600 e 1 milibares.

 

Sensor capacitivo

Os sensores capacitivos exibem um alto grau de precisão e medem as mudanças na capacitância elétrica de um condensador de placa causada pelo deslocamento do diafragma. Esses sensores de alta resolução são especialmente projetados para aplicações industriais que requerem alta precisão e compatibilidade química. Sensores capacitivos podem ser usados na faixa de 200 a 0,1 milibares.

A seguir, estão as tecnologias de sensor disponíveis para medição de pressão indireta e que são dependentes do tipo de gás:

 

Pirani

A robusta e confiável tecnologia Pirani mede a condutividade térmica dos gases. A transferência de calor entre um filamento aquecido e seu ambiente muda proporcionalmente à pressão. Os sensores Pirani são indicadas para aplicações de médio vácuo, podendo ser usados de forma confiável em uma ampla faixa de medição de 1.000 a 1.10-4 milibares.

 

Cátodo frio

Os cátodos frios robustos e econômicos (magnetron invertido) medem a condutividade elétrica de um plasma. As moléculas de gás neutro são ionizadas por colisão com elétrons e capturadas pelo cátodo. A corrente gerada é uma indicação da pressão em processos de alto e ultra alto vácuo. Os cátodos frios podem ser usados na faixa de 2 · 10-3 a 5 · 10-9. Já em combinação com os sensores Pirani, eles cobrem faixas de medição de 1.000 a 5.10-9 milibares.

 

Cátodo quente

Os cátodos quentes medem a ionização do gás de forma estável e reproduzível por meio da emissão térmica de elétrons. A corrente do coletor de íons é linear à pressão do gás. Esta tecnologia constitui um dos princípios de medição mais precisos para alto e ultra-alto vácuo. Junto com um sensor Pirani, a faixa de medição é estendida de 1.000 para 5.10-10 milibares.

Com os vários produtos VACTEST, a Busch atende a todos os requisitos para a medição de pressões de um sistema ou processo de vácuo em termos de precisão, faixa de medição e funcionalidade. O portfólio da companhia nesta área inclui transmissores analógicos, voltados para o monitoramento centralizado e sistemas de controle; transmissores digitais, que fornecem controle de sensor ideal e várias opções de ajuste; e medidores móveis, uma solução portátil que leva garantia de qualidade na manutenção do processo de vácuo.

Para completar a linha, a Busch Vacuum Solutions também oferece o VACTEST Explorer, um software que permite a visualização, análise e comparação rápida e eficiente de dados de processo. A ferramenta inclui várias funções, como, por exemplo, cálculo das taxas de vazamento, controle remoto do Active Sensor Controller, comparação da curva de bombeamento, configuração de todos os parâmetros do transmissor digital e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×