fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
AutomaçãoCadeia do Frio e LogísticaControle de pragasDestaqueInovações tecnológicasNotíciasSegurança dos alimentos

Como a Internet das Coisas pode ajudar a produtividade na agricultura?

O progresso da tecnologia produz impactos profundos na agricultura. Neste texto, vamos falar sobre a Internet das Coisas gerando mais produtividade no ramo. À medida que surgem novos insumos, ferramentas e maquinários, a atividade agrícola é sensivelmente desenvolvida.

Desde a criação de máquinas avançadas até os métodos inovadores de controle de pragas, a agricultura está em franco crescimento tecnológico.

Dentro desse contexto tão fértil, a Internet das Coisas possibilita a transmissão direta de informações entre máquinas e pessoas/gestores. Tudo isso por meio de sensores e conexões sem fio.

Leia o material a seguir para saber do que esse conceito se trata, como ele pode beneficiar a agricultura e em que situações deve ser empregado.

Conheça a Internet das Coisas

A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, ou IoT) se baseia na conexão de equipamentos, itens e objetos à rede mundial de computadores.

O mundo digital está em convergência cada vez maior com o mundo físico. A tendência é que eles se tornem praticamente convergidos (um único meio, de certo modo) no futuro próximo.

Hoje em dia, já é explícita a necessidade de conectar o sensor de nível capacitivo à internet, por exemplo.

Isso porque a Internet das Coisas está transformando máquinas em computadores de verdade e ferramentas “inteligentes”, capazes de otimizar toda uma rotina. 

Antes, instrumentos adequados para uma só função; agora, uma forma de inteligência artificial revolucionária.

Para que o equipamento seja conectado à web, é preciso observar alguns pré-requisitos, como:

  • Ter endereço na internet;
  • Ter capacidade de transmitir ou receber dados;
  • Ser interativo;
  • Processar informações;
  • Ter sensores.

Portanto, estamos falando de uma tecnologia avançada que tem a possibilidade de transformar o modo como se opera máquinas e seu impacto na automação de máquinas industriais.

Nos tópicos a seguir você encontra os detalhes sobre o impacto que a Internet das Coisas gera na produtividade agrícola.

Saiba como a IoT beneficia a agricultura

A Internet das Coisas pode trazer vantagens fundamentais para a atuação agrícola. Nos tópicos abaixo explicamos como.

Prossiga a leitura para entender esses impactos.

Coleta de dados

Os sensores presentes nos equipamentos têm a capacidade de coletar quantidades enormes de dados fundamentais.

A qualidade do solo explorado, a situação do progresso da cultura e as condições climáticas são exemplos de informações que podem ser coletadas. Elas, inclusive, podem ajudar a estruturar projetos de compensação ambiental.

Ou seja, tratam-se de dados apurados e imprescindíveis para monitorar a realidade da plantação e da propriedade como um todo, melhorando o plantio e a colheita.

Além disso, por meio de softwares, o gestor também pode qualificar o desempenho dos colaboradores e o estado do maquinário por meio desses dados.

Gestão de custos e desperdícios

Atualmente, muitas empresas disponibilizam dispositivos inteligentes muito versáteis.

Existem dispositivos próprios para identificar anomalias no solo, doenças ou infestações de toda sorte.

Um dos resultados imediatos disso é o aprimoramento da gestão de custos da fazenda.

As máquinas agrícolas complementadas com sensores específicos podem determinar quando a irrigação deve ser aumentada ou diminuída.

Os procedimentos de inserção de novos nutrientes e correção de acidez são outros exemplos de como a Internet das Coisas ajuda na otimização de recursos.

Dessa forma, os níveis de desperdício caem e toda a propriedade funciona com mais plenitude.

Automação de processos

O uso sistemático da IoT na fabricação de máquinas industriais proporciona a automação de diversos processos, como o controle de pragas, a fertilização e a irrigação.

Quando esses e outros procedimentos são cumpridos totalmente por meio da tecnologia, a precisão aumenta sensivelmente e os custos diminuem.

Como resultado, os produtos comercializados ganham mais qualidade e quantidade.

Saiba onde aplicar a Internet das Coisas na agricultura

Como já deve ser possível perceber, as tecnologias de IoT podem ser empregadas em vários setores relacionados à agricultura.

Observe que a captação de dados está no centro da tendência, um aspecto primordial das mais diversas áreas profissionais na atualidade. Seja na agricultura, gestão de negócios ou, até, em empresas de conservação e manutenção de rodovias e meio ambiente.

Afinal, os dados são matérias-primas essenciais a todas as áreas e os métodos de coleta têm crescido exponencialmente.

Nos tópicos que vêm na sequência trazemos as principais situações onde a Internet das Coisas pode ser aplicada no setor agrícola, acompanhe.

Irrigação inteligente

A sustentabilidade é uma das tendências predominantes no mercado. A água deve ser usada com equilíbrio e parcimônia.

A IoT torna possível elaborar sistemas de irrigação inteligente. Os sensores medem a umidade do solo e analisam a textura dele para programar os melhores momentos para irrigação.

Também é possível escolher a melhor hora do dia para realizar a rega. Isso é especialmente vantajoso para a economia de energia, saúde das plantações e redução de gasto da água.

Como resultado, a propriedade pode ser gerida com menos custos e os recursos podem ser redirecionados para outras áreas, como automação pneumática industrial e outros.

Controle de pragas

Sensores podem ser instalados em drones e satélites a fim de tirar fotografias avançadas das lavouras.

Os sensores também levantam dados e tomam decisões automaticamente, com relação aos produtos e à dosagem necessária a ser aplicada.

Essas imagens, quando integradas a plataformas específicas, ajudam a identificar pragas, por exemplo.

Posteriormente, os mapas podem ser enviados às máquinas para guiar a atuação delas nos locais necessários.

Isso garante que os insumos sejam aplicados de forma otimizada, gerando economia e lucratividade e não danificando as demais plantas.

Telemetria

Essa técnica consiste na coleta e compartilhamento remotos dos dados gerados pelos equipamentos usados no campo.

Basta que o maquinário esteja conectado à internet para serem monitorados em tempo real pelos profissionais designados. Pode-se, inclusive, fazer correções nas ações automatizadas, caso seja necessário.

A telemetria é muito importante para verificar se os equipamentos estão atuando nas condições ideais.

Uma câmara frigorífica para congelados  não vai estar cumprindo a função dele adequadamente se a temperatura dentro estiver muito quente.

As máquinas agrícolas funcionam de modo semelhante. Existem níveis de velocidade, rotação, pressão e temperatura ideais para o bom funcionamento delas.

Robótica

O progresso tecnológico na área da robótica traz novas oportunidades extremamente atrativas, como o sistema de dilúvio para prevenir incêndios.

As técnicas de automação já tornam realidade as chamadas estufas inteligentes, locais com sensores e luzes artificiais.

Estufas desse tipo controlam as pragas e doenças, gerenciam o consumo de água e de energia elétrica, e a aplicação de insumos.

A tendência futura é que soluções em robótica como esta reduzam o emprego de mão de obra no campo.

Com isso, toda a dinâmica de produção agrícola vai passar por transformações profundas e importantes.

Possibilidades de monitoramento

O uso extensivo das soluções de Internet das Coisas contribui para a mensuração de dados a respeito da localização, peso, consumo de alimento e bem-estar geral dos animais.

Quando as informações são enviadas para a central, os profissionais podem monitorar animais doentes, espécies que se encontram em período propício para a inseminação e muito mais.

Desse modo, todo o tratamento dispensado ao gado fica mais apurado. De forma semelhante, os custos relativos à mão de obra diminuem.

Inclusive, os consumidores de hoje em dia estão cada vez mais ligados nas origens dos alimentos.

Por isso, as empresas que têm condições de fazer esse tipo de rastreio devem informá-lo ao cliente final.

A reputação do empreendimento tende a aumentar grandemente, já que os clientes se sentem seguros para consumir os alimentos comercializados por empresas transparentes.

Manutenção de equipamentos

Há dispositivos criados especialmente para averiguar as condições da manutenção do maquinário.

Eles são instalados dentro de tratores e derivados para reunir dados a respeito das condições apresentadas.

Assim, quando uma peça começa a demonstrar defeitos, o dispositivo emite um aviso para a central. Deste modo, os profissionais têm os meios de realizar manutenções preventivas nos equipamentos, o que evita falhas graves e imprevistos/paralisações.

Afinal, o cuidado contínuo com as máquinas agrícolas é fundamental para o pleno funcionamento e a durabilidade delas.

Vantagem competitiva

A Internet das Coisas é ideal para aumentar o volume da colheita. Quando colocada em conjunto com a irrigação inteligente, a telemetria e outros pontos levantados até aqui, a vantagem competitiva do negócio cresce muito.

A gestão adequada de recursos, a manutenção preventiva do maquinário e as soluções em robótica também garantem eficiência e dados avançados.

Ou seja, os gestores vão ter as condições ideais para gerar resultados cada vez mais expressivos.

Por meio de uma atuação sistemática e consistente, a competição com outras marcas do mesmo segmento pode ser superada com qualidade e facilidade.

Considerações finais

Os tópicos do texto mostram detalhadamente como a Internet das Coisas deve ser usada para aumentar a produtividade na agricultura.

Por se tratar de uma tecnologia relativamente recente, novas possibilidades surgem a todo momento. Por isso, busque acompanhar os avanços na área para se manter na vanguarda da atuação agrícola.

Indo da irrigação até a telemetria e a robótica, a IoT se revela o componente central das novas tendências na agricultura e promovem novas oportunidades para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×