fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
DestaqueNotícias

Como a pandemia tem afetado o mercado odontológico

O novo coronavírus chegou ao nosso país de forma inesperada e rapidamente, toda a população precisou se adaptar ao novo normal. Diversos profissionais tiveram de se reinventar manter as atividades. No ramo odontológico não é diferente. Neste texto você irá descobrir no que esta pandemia afeta e como lidar com esta situação.

O Covid-19 teve o seu primeiro caso detectado em 2019. Entretanto, existem dados que comprovam que o coronavírus foi identificado por volta do ano de 1937.

Até o ano passado, outras quatro versões do vírus já haviam sido registradas. Porém, a diferença deste novo coronavírus é a existência de variações dos agentes que recebeu o nome de SARS-CoV-2.

Aqui no Brasil, os primeiros casos aconteceram no início deste ano e desde então, estamos tendo que nos readaptar para lidar com este universo até então desconhecido. O uso da máscara de proteção e a higienização frequente tanto pessoal quanto de itens, precisaram ser rapidamente impostas pelo Ministério da Saúde a fim de minimizar o número de contágio.

Dado esse panorama geral do que estamos enfrentando, é impossível não se atentar a crise econômica que vários setores estão enfrentando. Existem pesquisas que apontam que 1 a cada 4 brasileiros estão desempregados desde quando a pandemia teve início.

A quarentena e o setor da odontologia

A área da saúde odontológica também está precisando se adaptar rapidamente para conseguir se manter.

Aquelas pessoas que visitavam o consultório odontológico regularmente para fazer procedimentos estéticos como clareamento dental, estão impossibilitadas de ir até às clínicas, afinal, há um decreto que só permite atendimentos de emergência.

Diferentemente de áreas como a de alimentação e comunicação, os dentistas não estão permitidos a realizarem atendimentos online.

Já para os casos que não podem esperar até o fim do isolamento, é preciso que o dentista cubra uma série de regras para continuar atendendo presencialmente.

 

Cuidados necessários no atendimento

Sabemos que os consultórios odontológicos precisam estar bem higienizados desde sempre. Mas com a pandemia, esses cuidados precisam ser redobrados e com alguns pontos a mais.

Afinal, é totalmente inviável realizar procedimentos tão delicados como os de emergência em um ambiente sujo ou que contém riscos de contaminação.

O Conselho Federal de Odontologia declarou algumas medidas obrigatórias para seguir, como por exemplo:

  1. A certificação de que o paciente não está contaminado feito através de uma ligação via telefone ou videochamada;
  2. Limitação do número de pacientes na sala de espera;
  3. Disponibilização de álcool gel na recepção;
  4. Utilizar máscara durante toda a consulta e pedir para que o paciente coloque a dele novamente assim

Outro passo importante a ser feito antes da consulta é a higienização bucal do paciente com com peróxido de hidrogênio a 1%. Pode ser com escovação ou então, bochecho.

Aprendendo a lidar com a crise

Mesmo tendo uma mudança brusca nas rotinas, os donos de consultórios odontológicos precisam se reinventar. Sabemos que não é nada fácil se manter apenas com os casos de emergência.

Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar os danos até o término da quarentena.

 

Utilize a internet a seu favor

Antes mesmo da pandemia, o meio digital crescia exponencialmente no meio corporativo, pois mais de 3 bilhões de pessoas no mundo se consideram como usuários ativos na internet. Logo, esse é um ótimo local a se investir.

Diversos empreendedores estão investindo no marketing digital para atrair novos públicos e também, fidelizar os que já conhecem. No ramo odontológico não é diferente.

Há uma infinidade de possibilidades para se posicionar no mercado de forma inteligente e atrativa. É possível divulgar o seu consultório justamente para aquelas pessoas que estão à procura de um serviço e/ou produto que você oferece.

Imagine que o seu consultório preste serviços de diversas especialidades da odontologia e decide implementar estratégias de marketing digital para alavancar a sua empresa e ter mais relevância.

Certamente, uma das primeiras coisas a serem feitas é a descoberta das palavras-chave que você precisa utilizar para atrair potenciais clientes. Provavelmente palavras como tratamento de canal preço ou implante de dente valor aparecerão.

Com estes resultados, você pode criar um cronograma de conteúdo e dentro dele, encaixar estas palavras e muitas outras a serem utilizadas.

Caso você não tenha muita prática em criar conteúdo ou não sabe como encaixar as palavras-chave, é recomendado que você procure especialistas no ramo. ,

Com certeza eles te irão te ajudar e termos como “clareamento a laser valor” serão facilmente inseridos em suas publicações. E assim, você terá bons resultados no que se diz respeito à captação de clientes e engajamento digital.

 

É tempo de se reinventar

Nesse momento, é preciso se aprimorar para que consiga se destacar dentre tantos profissionais que buscam novos pacientes.

Pare, reflita sobre quais as atitudes que você poderia fazer para sair dessa crise com o mínimo de dano possível e comece a anotar. Anote tudo o que vier em sua cabeça, depois faça um filtro e encontre as opções que mais se encaixe com o seu modo de gerir.

Não existe uma receita secreta para o sucesso, mas é preciso que você esteja aberto para mudanças.

A todo o tempo, falam sobre o novo normal e por mais que hajam milhares de palpites do que está por vir, tudo é muito incerto. A única coisa que você pode ter controle é a maneira que você encara essa situação.

Não desanime e siga se reinventando. Através de muita persistência, você irá alcançar o seu objetivo.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×