fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Inovações tecnológicasNotícias

Conheça 4 tendências tecnológicas na odontologia

Se você fizer uma análise simples do seu cotidiano e do mundo em que vivemos perceberá que as inovações estão por todos os lados.

Por exemplo, os gastrônomos não se importam apenas com o gosto dos pratos que irão servir, mas também com a estética e arquitetura do prato.

Já no ramo da moda, estilistas procuram inovações e roupas que agradem diversos públicos, podendo seguir a linha unissex e fornecer tecidos mais confortáveis com as novas tecnologias proporcionadas.

Na odontologia não seria diferente. A estética e procedimentos que visam melhorar a saúde e autoestima dos pacientes também se tornam cada vez mais necessários e, com isso, ela também evoluiu por meio da tecnologia.

Neste artigo separamos 4 tendências tecnológicas usadas na odontologia.

1.  Consultas pela internet

Vivemos tempos difíceis e não há como negar. Estamos enfrentando uma crise que impactou não só a área da saúde mas também o mercado de trabalho.

Mesmo antes da pandemia algumas pessoas não priorizavam a visita a um consultório e sequer se preocuparam em procurar um convênio dentário que lhes fossem positivos.

Com isso, se via a necessidade de trazer opções de consulta que mantivesse o alerta aos cuidados bucais, bem como fosse otimizada em tempo e formato de realização.

Com a chegada da pandemia, muitos segmentos precisaram se adaptar e os médicos e dentistas pensaram um passo à frente e conseguiram disponibilizar plataformas em que era possível realizar consultas à distância.

Com ela, o especialista se comunicava com o paciente pelo celular ou com o uso de outras ferramentas e assim conseguia prosseguir com alguns tratamentos.

Apesar da inovação ter trazido bons resultados, a orientação foi de que esse não fosse o primeiro contato que o paciente teria com o doutor, sendo apenas para acompanhamentos e orientações.

Pois mesmo a distância e todos os detalhes que as câmeras podem captar, alguns aspectos devem ser vistos de perto.

2.  Facilidade de informação entre dentistas

Para alguns especialistas vivemos na era da comunicação, isso porque hoje conseguimos nos comunicar com facilidade com pessoas que moram do outro lado do mundo.

Essa inovação impactou o ramo dos negócios, principalmente com o número de compras online que cresce diariamente.

Hoje em dia a internet se tornou a maior fonte de informação do mundo, pois nela você consegue realizar pesquisas, tirar dúvidas e comprar todos os tipos de objetos em apenas um click.

No ramo odontológico essa tecnologia também conseguiu contribuir com um grande feito: a facilidade de comunicação entre médicos e consultórios.

Antes já existiam alguns programas que permitiam que profissionais da saúde se comunicassem sobre um caso ou quadro clínico de algum paciente.

Contudo, agora é possível encaminhar laudos, documentos completos e informações gerais sobre qualquer paciente.

Mais ainda, há disponibilidade de arquivos “em nuvem” que podem ser acessados com facilidade por aqueles que possuírem as diretrizes de acesso.

Assim a recomendação para aqueles que possuem interesse em trabalhar na área da saúde, principalmente vinculados aos convênios odontológicos, comecem a investir nessa tecnologia e em conhecê-la melhor para se manterem competitivos no mercado.

Principalmente levando em consideração que pacientes filiados a convênios podem ser atendidos em mais de uma clínica e necessitam de suas informações disponíveis com facilidade.

3.  Atração de pacientes através do marketing digital

Como dito anteriormente a tecnologia é a maior fonte de informação e é nela que muitas dúvidas são tiradas e informações são divulgadas.

Justamente por isso estratégias de marketing foram estudadas para conseguir atrair internautas que possam se tornar usuários do seu blog e/ou clínica, demonstrando a experiência no seu segmento.

Alguns blogs, falam sobre conteúdos de convênio odontológico e, através da busca por palavras-chaves e pela estratégia SEO, conseguem atingir um número maior de clientes em potencial.

A parte mais importante para apostar no marketing digital odontológico é ter entendimento sobre qual é o seu público-alvo e quais suas intenções com esse artigo.

Com isso você conseguirá descobrir quais as palavras-chave que o seu público procura com frequência e como aplicá-las em seu conteúdo para estar na primeira página do Google.

Também é importante se manter atento às diretrizes que são diferentes para o marketing na área da saúde.

Por exemplo, as fotos com informações de “Antes X Depois” não podem ser usadas, pois mesmo com produtos e um serviço realizado com grande determinação, infelizmente os profissionais não podem prometer um resultado antes da avaliação do paciente.

Desse modo, por meio da avaliação você pode mostrar casos que foram solucionados e conciliar a sua visão com a expectativa do paciente sobre o procedimento que será realizado.

4.  Impressões 3D

Essa com certeza é uma das tecnologias que veio pra ficar, levando em consideração os resultados incríveis que vêm trazendo.

Essas máquinas são usadas por grandes consultórios ou redes filiadas a um convênio dental que tem uma grande demanda de clientes.

Elas realizam modelos odontológicos que são criados no início do procedimento, orientado pelo cirurgião dentista, para a análise dos resultados atingidos durante cada consulta.

Por exemplo, pacientes que usam aparelho ortodôntico recebem um molde do estado inicial da arcada dentária e no final do procedimento realizam outro molde para conseguir comparar e ver os benefícios trazidos pelo procedimento.

Agora que você já tem ciência das inovações alcançadas pela tecnologia no ramo odontológico e possui vontade de trabalhar na área, saiba que é certo o futuro está na tecnologia.

Aposte em procedimento novos, com máquinas inovadoras para conquistar um grande número de pacientes. Mais ainda, esteja por dentro das tecnologias para conseguir usá-las em prol do seu negócio.

 

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Ideal Odonto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×