fbpx
segunda-feira, julho 15, 2024
AutomaçãoDestaque

Desenvolvimento de projetos de sistema de automação laboratorial

Antes de selecionar o sistema ideal, a empresa deve definir os requisitos dos projetos como atendimento às normas, banco de dados, necessidades do laboratório, previsão de início e término do projeto, entre outras informações indispensáveis.

O desenvolvimento de projetos de sistema de automação laboratorial segue  algumas etapas.  A seleção do sistema deve se basear nos requisitos citados acima, porém, é importante identificar o que o sistema oferece. Para isto, a visita do fornecedor é fundamental.

Outro fator importante é o serviço de suporte técnico oferecido. Perguntas como “O suporte é local? Qual o tempo de resposta? Qual a linguagem? É uma empresa representante que presta o serviço de suporte?” são importantes de serem feitas para ter segurança que a continuidade do sistema seja satisfatória após o processo de implantação.

Antes de chegar à etapa final de negociação, sugere-se realizar uma pesquisa entre os clientes da ou das empresas selecionadas. Se possível, visite-os.

Requisitos funcionais (funcionalidades) e não funcionais do sistema, tais como flexibilidade do sistema, facilidade de manutenção, integração com sistemas legados, sistema operacional utilizado, etc também são considerados importantes no processo de desenvolvimento do projeto. Além disso, outros critérios de avaliação devem ser elencados como experiência do fornecedor, competência na gestão de projetos, qualidade do suporte, entre outros. Para facilitar a seleção, estes requisitos e critérios devem receber pesos que serão utilizados para classificação das soluções apresentadas.

Todos estes requisitos deverão ser organizados em um documento que podem ser chamados de solicitação de proposta. Este será enviado a todos os possíveis fornecedores, que podem ser previamente selecionados a partir de reuniões preliminares com os mesmos.

Outra etapa importante que pode ser realizada antes ou em paralelo à avaliação das propostas é a visita a empresas indicadas como referências pelos fornecedores a fim de conhecer os sistemas na prática e ouvir a opinião dos usuários.

Clique aqui e conheça um dos sistemas mais utilizados para automação de laboratórios.

Redação – Portal Boas Práticas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×