fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
Notícias

Empresas deverão se adequar às RDCs 301 e 304 da ANVISA

Normas regulamentam o setor e tornam o sistema da qualidade ainda mais rigoroso

Foi publicada em agosto a RDC 301, que substitui a antiga RDC 17/10, sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, e em setembro a RDC 304 de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos, substituta da Portaria 802/98. As exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão alinhadas com as normativas mundiais e tem como principal objetivo assegurar a segurança e eficácia dos medicamentos no Brasil.

“Na prática as empresas tem 18 meses para se adequar, mas pela primeira vez a Anvisa estabeleceu que durante esse tempo é necessário mostrar progresso a partir de março de 2020. Quem não se adequar poderá sofrer sanções sanitárias chegando até a revogação da licença de funcionamento da empresa infratora”, reforça Ricardo Miranda, Diretor de Operações do Grupo Polar, empresa referência em oferecer soluções térmicas e que já está pronta para atender as novas demandas regulatórias.

Preocupado com seus parceiros comerciais e com a saúde e bem estar da população, o Grupo Polar, está disponibilizando uma série de informações em seus canais de comunicação e eventos para que as empresas se adequem o quanto antes às RDCs 301 e 304.

A primeira palestra presencial sobre o tema foi dada no “24º Encontro técnico e 20º Encontro Empresarial”, realizado pela Abrasp, em Indaiatuba, São Paulo, dia 26 de setembro. No evento, foram apresentados os pontos relevantes que tange a RDC 301 e 304 com relação ao transporte e monitoramento, para empresas que transportam soro e também as soluções oferecidas pelo Grupo Polar.

Desde o dia 9 de outubro, toda quarta-feira, farmacêuticos especialistas na área de logística de temperatura controlada – Gerente de Desenvolvimento Estratégico em Cold Chain do Grupo Polar, Liana Montemor; a Gerente do Laboratório de Qualificações Térmicas Valida, Nathalia Lima e Diretor de Operações, Ricardo Miranda – esclarecem as novas normas no canal do YouTube do Grupo Polar através das cápsulas informativas #MinutoRDC.

Dia 13 de novembro haverá o primeiro webinar com a presença dos mesmos onde será possível enviar perguntas ao vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×