fbpx
quarta-feira, abril 24, 2024
Cadeia do Frio e LogísticaDestaqueNotícias

Importância da Logística Estratégica na Indústria Cosmética

Muito se fala sobre logística nas indústrias, porém, pouco se discute sobre sua importância estratégica na redução de custos, gestão de estoque e até transporte adequado da carga para maior performance do produto. Este processo envolve desde a produção até o manejo para o destino final. Porém, apesar de sua relevância, os investimentos em tecnologias e soluções ainda estão abaixo do ideal.Com o avanço do e-commerce, principalmente, a logística ganhou muito mais força no Brasil. Em 2017, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, este mercado registrou um aumento 12% e faturou R$59,9 bilhões. E para 2018 a projeção é ainda melhor, um crescimento de 15%, com por volta de R$69 bilhões, o que significa a gestão de mais de 220 milhões de pedidos.

Mas como isso afeta o setor cosmético?

Com a possibilidade de compra de produtos pela internet com custos mais acessíveis, já que não há o gasto de transporte até os estabelecimentos de revenda, as empresas precisam se preparar para essa comunicação direta e eficaz com o consumidor final. Isto não significa o fim das lojas físicas, mas o mercado passa por uma forte mudança de comportamento e é preciso ficar atento para não ser deixado para trás pelos concorrentes.

Além dos investimentos públicos em infraestrutura, que ainda representam muito pouco do PIB brasileiro – pouco mais de 1,5%, em 2018, também é preciso investimento em tecnologias para baratear o custo do transporte, otimizar as entregas com rotas diferentes e diminuir a perda de cargas. Para 2019, a expectativa é que o Governo invista mais em infraestrutura, elevando este índice para 1,85% do PIB, segundo previsões da Pezco. Para 2030, o número projeta é de 2,03%. Isso mostra o bom momento para as empresas repensarem sua logística estratégica

Quais soluções devo investir?

As tecnologias que mais se destacam e já são utilizadas atualmente são big data, machine learning e inteligência artificial. O famoso IoT, Internet das Coisas, é um caminho sem volta para diminuir a burocracia e erros humanos no processo, aumentando a lucratividade, a segurança e a confiabilidade. Hoje em dia, você pode investir, por exemplo, em máquina que monitoram o desempenho dos veículos, já que a malha viária é a mais utilizada no Brasil, o que mostra o consumo do combustível, rotas inteligentes e o controle da carga.

Você já ouviu falar em logística compartilhada?

Esta é uma das soluções que vem crescendo no país. É possível compartilhar o envio de cargas por diferentes empresas. Caso não tenha ocupado a capacidade máxima de um container, você pode dividir com outra empresa. O que isto representa? Otimização do modal, custos menores de envio e também aquecimento do mercado

Quais são as principais tendências para o próximo ano?

Omnichannel. Apesar de ser um conceito bastante falado, ainda não é amplamente utilizado na indústria cosmética. O Omnichannel nada mais é do que unir a experiência do atendimento de qualidade em todos os canais, independentemente se é em local físico, experiência online ou por telefone. Com essa tecnologia, também é possível fazer um atendimento mais diferenciado para cada público, identificando seus desejos e demandas e oferecendo a solução certa para seu problema.

Sustentabilidade. Pauta em todo mundo, a sustentabilidade ganha cada vez mais força e as empresas que investirem neste segmento tendem a ter uma melhor visão de mercado, além de também conseguirem redução de custo. Outro ponto importante é que os países mais avançados estão investindo muito em leis ambientais, por isso é importante ficar atento no caso de importação e exportação. Veículos elétricos, controle da emissão de gases poluentes, combustíveis de fontes renováveis, descarte correto de cargas, logística reversa, são algumas das opções. Esta tendência vai de encontro também com os produtos em destaque no mercado cosmético que utilizam ingredientes naturais e verdes.

Por fim, temos a indústria 4.0. A quarta revolução industrial é uma realidade em diferentes segmentos da indústria. Com a automação dos processos, é possível conseguir eficiência máxima de produção, gestão das máquinas 24 horas, otimização de tempo, entre outros benefícios. Veja este conteúdo que preparamos com todas as tendências da Indústria 4.0.

Todos esses tópicos mostram de forma bem simplificada que a indústria cosmética tem muito potencial de crescimento, e uma das maneiras é investir na logística. Já o outro lado, possui uma indústria que está lidando com a mudança de comportamento dos clientes e carece de tecnologias e soluções para maior eficiência e otimização de custos no fim do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×