fbpx
segunda-feira, julho 15, 2024
Cadeia do Frio e LogísticaDestaqueHVACIndústria 4.0Inovações tecnológicasNotícias

Jamef Transportes revoluciona gestão de 160 riscos com a Quality Digital

A Jamef Transportes, com mais de 60 anos de compromisso com a excelência, recentemente elevou sua abordagem na gestão de riscos, controles internos e auditoria. A empresa, que valoriza sua proximidade nas relações, confiança nos compromissos, parcerias sólidas e investimentos em inovação, encontrou na parceria de 10 anos com a Quality Digital a ferramenta ideal para integrar e aprimorar seus processos.

Antes de implementar a solução, a Jamef buscava uma maneira eficiente de integrar a gestão de riscos, controles e auditoria, almejando uma solução que se integrasse ao ACL (software de auditoria contínua) para monitoramento de riscos. O objetivo era criar um painel de indicadores que proporcionasse uma visão tempestiva dos riscos, promovendo maior engajamento com as áreas de negócios.

Alcance o Público certo, no memento certo.

A solução veio com a ferramenta Highbond, comercializada pela Diligent, principal empresa de SaaS para GRC (governança, risco e conformidade) e implementada pela Quality Digital. A familiaridade com o ACL foi um ponto de partida, mas o excelente custo-benefício da ferramenta Highbond solidificou a decisão de escolha. “A Jamef adotou um processo abrangente, mapeando e avaliando impacto, probabilidade e nível de risco. Com análise e priorização baseada na criticidade, definimos um portfólio de riscos, criando um painel de riscos com um sistema de proteção robusto”, explica Eduardo Silva, Gerente de Compliance e Gestão de Risco da Jamef Transportes.

Os números falam por si, houve um aumento de 30% na aderência da gestão de risco, controle e auditoria, o executivo ressalta que “hoje a gestão e mapeamento de 160 riscos são feitos por apenas um colaborador, e um processo que antes levava 1 semana, hoje é feito em apenas 4 horas”, informa Silva.

Apesar das melhorias, o processo encontrou desafios, que foram superados ao longo do processo, incluindo a definição de indicadores do painel de riscos, aprovação da metodologia para acompanhamento e pagamentos de bônus, e a construção da cultura de gestão de riscos frente às atividades concorrentes dos executivos.

“O atendimento da Quality Digital foi muito bom. A facilidade na integração da ferramenta, somada ao suporte excepcional, proporcionou maior engajamento na Gestão de Risco, alinhando-se à estratégia da empresa”, ressalta o executivo.

O sucesso da Jamef Transportes na jornada GRC, de acordo com Eduardo Silva reflete não apenas em números impressionantes, mas no alinhamento estratégico, no robusto painel de riscos, no sistema integrado GRC, e nos indicadores incorporados às metas. “O primeiro ano já registra um notável aumento de 30% de aderência dos executivos ao processo de gestão de riscos, marcando um capítulo significativo na evolução contínua da empresa”, completa Silva. Ao escolher a Quality Digital como parceira, a Jamef Transportes não apenas atendeu às suas necessidades imediatas, mas também estabeleceu as bases para uma gestão de riscos ágil, precisa e alinhada aos objetivos estratégicos, preparando-se para enfrentar desafios futuros com confiança e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×