fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
ABRAVAAVAC-RDestaqueNotícias

O V Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVACR contou com mais de 100 profissionais do setor

O V Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R reuniu mais de 100 profissionais que atuam nos setores do ar-condicionado e refrigeração. O evento organizado pelo Comitê de Mulheres da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento –, que atua na busca da equidade de gênero e transformação de valor da presença feminina no AVACR, aconteceu no sábado, 09 de março, na Fatec Itaquera em São Paulo.

O Encontro atingiu seu objetivo ao reunir profissionais, mulheres e homens, dos setores representados, para um momento de disseminação de informações acerca de temas relevantes apresentados nas duas palestras, painel empresarial, troca de experiências e networking.

Alcance o Público certo, no memento certo.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia anterior ao evento, 8 de março, deu luz para o evento, pois está alinhado com os propósitos do Comitê, que é falar a respeito das mulheres no mercado de trabalho.

O evento foi aberto pelo presidente executivo da ABRAVA, Engº Arnaldo Basile, que relembrou a primeira edição do Encontro realizado no mesmo local, destacou o sucesso da iniciativa da criação do Comitê e os trabalhos realizados até o momento. “Sou apoiador deste movimento desde a primeira conversa a respeito do tema. Sinto que o setor AVACR tem muito a evoluir ainda”.

A transição da liderança do Comitê de Mulheres da ABRAVA aconteceu durante o evento, e o momento foi aberto com as considerações de Priscila Baioco, que relembrou a trajetória, desafios e conquistas enquanto presidente do Comitê criado em 2020, cargo que ocupou até o início deste ano. Estiveram com ela: Joana Canozzi (Copeland) como vice; Profa. Anna Cristina Dias (FATEC Itaquera); Paula Regina de Souza (Danfoss); e Juliana Reinhardt (Trane), que assumiu como presidente da nova gestão 2024/2025.

“O trabalho da nossa gestão será focado na importância da equidade de gênero para as empresas e suas colaboradoras. Empresas com equipes mais diversas e inclusivas são mais inovadoras, melhores na solução de problemas para os clientes e proporcionam melhores resultados para os negócios”, destacou Juliana Reinhardt, Head de Marketing da Trane para a América Latina, agora como presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA. Gestão que conta ainda com:  como vice-presidente, Ana Carolina Rodrigues (Copland), Anna Cristina Dias (Fatec-SP), Bianca Alves (Senai), Camila Amaral (Cold Quality Climatização), Kedma Farsura (Danfoss), Laura de Vooght (Laura Ar-Condicionado) A programação foi aberta com a palestra “Os 4 mitos na carreira das mulheres – estudo da McKinsey”, ministrada por Juliana Reinhardt que apresentou tendências para o comportamento e presença femininas nas empresas, como:

As mulheres estão mais ambiciosas após a pandemia – 96% das mulheres entrevistadas valorizam a si carreira e 81% desejam ser promovidas este ano – exatamente o mesmo percentual dos homens entrevistados. A pandemia mostrou às mulheres que é possível um novo modelo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Consertar o degrau quebrado – Em 2023, para cada 100 homens promovidos ao nível gerencial, 87 mulheres foram promovidas. As mulheres são frequentemente contratadas e promovidas com base em realizações passadas, enquanto os homens são contratados e promovidos com base no potencial futuro, por esse motivo não conseguem a equidade que desejam;

Perceber a importância do trabalho flexível – Sem flexibilidade, 38% das mulheres afirmam que teriam que abandonar a empresa ou reduzir o horário de trabalho; a capacitação de gestores para serem líderes de pessoas eficazes;

Acabar com as microagressões (comentários humilhantes ou desdenhosos – enraizadas em preconceitos) – 78% das mulheres protegem-se no trabalho ou ajustam a sua aparência ou comportamento para se protegerem. Ações resultantes de um cenário de trabalho em ambientes machistas.

Um momento especial e marcante aconteceu ainda na palestra da Juliana, seu filho Joshua de apenas 2 anos que estava na plateia, chorando foi ao encontro da mãe no palco, fato que fez com que ela finalizasse sua palestra com o filho no colo. Fator que não atrapalhou sua performance, foi possível perceber a empatia do público com a situação, deixam ainda mais em evidência que, a maternidade e a vida profissional podem caminharem juntas e com resultados positivos.

O Painel Empresas, comandado por Ana Carolina Rodrigues, destacou importantes pontos acerca do tema “Flexibilidade no momento de transição do mercado” durante o debate que contou com a participação: Arnaldo Basile (ABRAVA), Danilo – Gestor Nacional Comercial da SicFlux, Dominique Dominique Lemes Chagas – Coordenadora de Marketing na Klimatix, parte do Grupo Mecalor (Klimatix); e Marta Castro – Diretora Financeira da Trane Brasil

O Encontro foi encerrado com a palestra de Isabel Tünas, CEO da Facilitoy, que abordou o tema “Como alcançar o sucesso profissional após a maternidade”. Em sua participação, contou um pouco da sua trajetória profissional, os desafios ao se tornar mãe, quais caminhos percorreu para não renunciar ao seu lado profissional, e como chegou ao empreendedorismo. Isabel deixou algumas dicas para seguir adiante sempre, pois se não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve: Investir em desenvolvimento profissional e pessoal; Superar o medo; Estabelecer uma rede de apoio; Organizar seu tempo e planejar sua rotina; e, Cuidar de si mesma.

A realização do evento contou Kedma Farsura como mestre de cerimônia, profissionais e representantes do setor, entre eles, Stepfanie von Heinemann da GIZ. Contou ainda com o apoio do SINDRATAR SP, da FATEC Itaquera e do Centro Paula Souza. Também apoiam o Encontro: ABIMAQ, ABRAINC, ABRAMAN, ABRINSTAL, ANAMACO, ANPRAC, ASBRAV, ASHRAE Brazil Chapter, ASHRAE South Brazil, Brasindoor, IBF, Instituto de Engenharia, FEBRAVA, SMACNA e SECOVI-SP.

O patrocínio ficou com Klimatix, Sicflux e Trane. E o copatrocínio, com Armacell, Copeland, Daikin, Bitzer, Projelmec e Otan Soler Palau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×