fbpx
terça-feira, julho 16, 2024
Cadeia do Frio e LogísticaDestaqueIndústria 4.0Inovações tecnológicasNotícias

Tecnologia na produção identifica erro em embalagens e ausência de rótulo

Do rótulo ausente ou com impressão defeituosa, passando pelo parafuso mal encaixado ou até impurezas no produto alimentício, sensores e sistemas de visão com recursos tecnológicos avançados identificam falhas em velocidade e precisão impossíveis para a capacidade humana

Um cinto de segurança com parafuso mal encaixado. O rótulo de um cosmético com imagem distorcida. Uma impureza e até um caco de vidro na bebida engarrafada. Rótulo desconfigurado, ou ausente, em algumas unidades de um lote. Erros como esses em linhas de produção fabril, aparentemente pequenos, podem gerar prejuízos financeiros e um problema maior: impacto à reputação da marca.

Os exemplos citados tratam de riscos reais. Mas, graças à incorporação de recursos tecnológicos como automação, deep learning (aprendizagem profunda da máquina), internet das coisas e inteligência artificial, são baixados a zero. Inspeção de produção por câmeras com essas tecnologias incorporadas permite identificar falhas impossíveis de serem detectadas por um monitoramento humano. É o que explica o gerente de automação da Soma Solution, Juliano Moura. A Soma Solution é distribuidora, em todo o Brasil, da Hikrobot, multinacional fabricante de produtos e soluções especializadas em visão mecânica e robôs móveis. São sensores de visão robustos e compactos de diversos modelos, cada um com funcionalidades específicas, aplicáveis aos mais diferentes segmentos da indústria de manufatura – da metal-mecânica à alimentícia, passando pela farmacêutica, veterinária e de cosméticos, dentre outras.

Equipamentos fazem inspeção que detecta com precisão qualquer falha na linha de produção
Equipamentos fazem inspeção que detecta com precisão qualquer falha na linha de produção

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa. Podem identificar um erro no produto, em uma linha de produção, ou um erro em uma embalagem; a ausência de rótulo – ou a presença mas fora dos padrões de impressão ou fixação”, enumera Moura. Tudo isso, sublinha ele, em uma velocidade e precisão que escapam à capacidade humana.

Para exemplificar, Moura cita a produtividade de uma grande indústria de bebidas, que pode chegar a 15 garrafas produzidas por segundo. Torna-se impossível uma inspeção humana identificar pequenas falhas. Pequenas em termos, pois os efeitos podem ser irreparáveis aos consumidores, e os efeitos negativos à marca difícil de serem recuperados. “Imagine-se passar um caco de vidro, ou outro elemento qualquer, no conteúdo de uma garrafa, as consequências que isso pode ter.”

Mesmo situações menos graves, que não gerem riscos à integridade do consumidor, erros detectados por inspeção com câmera, automatizada, evitam desperdício de lotes, por tornarem inviável sua colocação no mercado. “A embalagem de um cosmético, se não estiver perfeita, depõe contra esse cosmético e seu fabricante, e então o produto não pode ser distribuído ao comércio”, ilustra o gerente.

Moura menciona também casos em que é preciso cumprir rigorosamente certas exigências advindas do mercado externo. Por exemplo, a indústria frigorífica que abastece os países árabes. “Os frangos, para serem embalados, devem estar totalmente sem sangue, e a inspeção automatizada por câmera permite identificar qualquer vestígio que sobrar”, afirma.

De acordo com Moura, a parceria entre a Soma Solution e a Hikrobot viabiliza fornecer ao mercado nacional a última geração das linhas de sensores e sistemas de visão, e leitores de código, da multinacional. A Soma Solution é distribuidora exclusiva, e o trabalho contempla também o pós-venda.

“É uma parceria técnico-comercial estratégica, que abrange todo o território brasileiro, buscando moldar desde a política comercial até a customização dos produtos para a indústria brasileira, demandando grau de investimento compatível com a realidade atual do setor”, destaca o executivo da Soma Solution.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×