fbpx
terça-feira, abril 16, 2024
AutomaçãoDestaqueNotícias

A Indústria 4.0 vai gerar uma nova onda de inovações

Quando se fala sobre Indústria 4.0, quase que automaticamente pensamos na modernização e digitalização dos processos industriais, tanto que no Brasil e em alguns países se adotou, no início da consolidação deste conceito, a denominação “Manufatura Avançada”. Na verdade, embora várias das tecnologias do que chamamos de “Economia 4.0” tenham nascido na área fabril, estas se expandiram para fora da unidade de produção de forma horizontal e se irradiaram de forma “circular” para toda a organização, atingindo a sociedade como um todo.

Quando falo de uma expansão horizontal integra desde o fornecedor até o consumidor final, envolvendo a “inteligência do produto” (conceito que será explicado mais adiante). Tendo desmitificado a ideia da manufatura (indústria) como “centro de tudo”, mas, muito mais, como “parte de um todo”, passemos a compreender que existem mudanças drásticas e importantes em curso devido à digitalização, em vários blocos e etapas: o recebimento de componentes, blocos e soluções; a manufatura e integração de um produto ou sistema; a armazenagem e logística; o processo de aquisição por um cliente final; a administração de todo este processo pela organização; e, finalmente, a integração em nuvem de colaboradores, agora consolidados em grupos de trabalhos interligados.

Para que todas estas transformações aconteçam, existem duas tecnologias extremamente importantes sem as quais estas metamorfoses não seriam possíveis: a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). Graças à IoT, tudo que se possa imaginar pode ganhar um “CPF”, ou seja, um endereço de identificação. Graças ao que podemos chamar de uma “inteligência de produto”, pode-se monitorar e sensoriar todos os elementos de uma cadeia de valor, um processo de uma etapa produtiva ou logística de uma empresa, uma atividade de venda dentro de uma loja, uma rota completa de transporte ou viagem, entre tantas outras.

A IA é uma das tecnologias que mais cresce no mundo, pois utiliza todos os dados e pré-processamentos advindos de vários elementos sensores, de elementos IoT e de diversas outras fontes conhecidas, e as processa, com base em algoritmos predefinidos, quase em tempo real, para que decisões rápidas e otimizadas sejam tomadas, com ou sem ajuda paralela de seres humanos. Ou seja, a IA, aliado à IoT, suportada por todas as outras tecnologias disponíveis ou em fase de desenvolvimento, permite, a partir deste conceito chamado de Indústria 4.0, um universo ilimitado de soluções e aplicações.

Para o Brasil, as inovações necessárias para a implantação de todas estas novas soluções demandadas são grandes oportunidades para aproveitar a diversidade de insumos e reservas existentes, recursos humanos, conhecimentos avançados e ativos de Ciência e Tecnologia e transformá-los em soluções diferenciadas no contexto mundial. Nesta linha, o governo tem um papel fundamental para definir em quais tecnologias a nação deve apostar, definir focos estratégicos de segmentos e soluções, e dar apoio estrutural e financeiro para os atores interessados em contribuir com estas ações.

E, as MPEs, principalmente as startups de base tecnológica, são um dos principais instrumentos para que esta política seja adotada, por permitir a concretização de ideias disruptivas, detectadas de perto pelas necessidades de mercado. Estes micro empreendimentos, além de fomentos governamentais, devem estar sempre bem instalados e mentorados por incubadoras reconhecidas e competentes, como o Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP-IPEN, que acompanha as tendências pioneiras do mercado e já conta com mais de 10 startups incubadas que desenvolvem negócios voltados para a área de Indústria 4.0, e que, recentemente, reformulou o seu Edital para ingresso de mais empresas com propostas de negócios para este setor.

 

Fonte: Pharma Innovation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×