fbpx
quarta-feira, abril 24, 2024
Cadeia do Frio e LogísticaDestaqueNotícias

Distribuidores farmacêuticos propõem medidas para melhorar o acesso aos medicamentos

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) estabeleceu no início de novembro um conjunto de 10 medidas que visam a melhoria do acesso dos portugueses aos medicamentos e outros produtos de saúde. O objetivo é estabelecer um acordo com o Governo que promova uma discussão ativa sobre o setor, estando previstas reuniões para as próximas semanas.

“Os distribuidores farmacêuticos de serviço completo asseguram o fornecimento atempado e adequado às farmácias de todo o território, funcionando como agentes de saúde pública e detentores de um papel dinamizador na economia nacional. Garantir o bem-estar da população através de uma distribuição eficaz é a principal finalidade da ADIFA e como tal, consideramos crucial colocar em marcha a estratégia que propomos para a XIV legislatura nacional”, afirma o Dr. Diogo Gouveia, presidente da ADIFA.

Algumas das medidas destacadas no documento prendem-se com a alteração do Estatuto do Medicamento, o acesso a medicamentos dispensados normalmente em meio hospitalar em farmácias e o reconhecimento dos distribuidores farmacêuticos como entidades prioritárias no acesso a combustíveis em crises nacionais.

Também estão incluidos na agenda a prestação de serviços logísticos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como um projeto-piloto de vacinação contra a gripe nas farmácias de Loures, o desenvolvimento do circuito farmacêutico através de políticas de preços promotoras da sustentabilidade económica, a revisão das margens de remuneração de certos medicamentos, como genéricos, medicamentos de frio e substâncias controladas e a inclusão das viaturas de transporte de medicamento nas vias de trânsito reservadas, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×