About the author

Related Articles

One Comment

  1. 1

    J. Fernando B. Britto

    O autor se esqueceu de indicar as construções em alvenaria revestida, bastante comum e não havendo nada que impeça sua utilização, além de indicar as divisórias vítreas como não adequadas para salas críticas. Conheço aplicações de grau A com painéis de vidro, incluindo shafts de vidros duplos, sem quaisquer problemas operacionais.
    A utilização de Lexan(R), um policarbonato da GE com revestimento antiriscos, também é largamente aplicada em salas graus A e B, principalmente no caso de aplicações RABS (Restricted Area Barrier Systems).
    Também não foi indicada a aplicação de forros de gesso e os acabamentos em massa epóxi “espatulada”, embora não permita acesso ao entreforro e requeira manutenção mais frequente, é uma solução barata e rápida que atende perfeitamente as necessidades de salas de média (grau C) e baixa criticidade (grau D ou n/Cl). Obviamente tomando-se os cuidados necessários para permitir os trabalhos de comissionamento e qualificação das utilidades localizadas no entreforro, principalmente o HVAC.
    Por outro lado, não existem comprovações científicas da eficácia dos cantos arredondados, sendo os perfis de alumínio até proibidos em diversas instalações devido ao risco de abrigarem contaminações em suas junções ou entre estes e as divisórias, pisos e forros, principalmente em áreas de produção de alimentícios lácteos e achocolatados, onde existe o risco de abrigarem insetos (baratas e formigas).
    Da mesma forma, como os pisos vinílicos são aplicado por meio de adesivos, também há o risco destes abrigarem contaminantes e insetos em caso de sua descolagem.
    De forma geral, nenhuma solução é perfeita e cada uma requer seu tipo específico de aplicação e manutenção, cabendo ao usuário final a avaliação do impacto tanto no investimento inicial, quanto nos custos totais de propriedade (aquisição + manutenção, paradas de fábrica, demandas energéticas, seguro, etc.).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×