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terça-feira, abril 23, 2024
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Indústria 4.0 mais do que uma novidade um grande recurso

Soluções de Gestão Remota de Manutenção Preventiva e Preditiva são alguns dos recursos disponibilizados para as indústrias que não podem perder tempo nem elevar os custos, garantindo sua produção.

De uma forma ampla, a quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, torna os processos de produção mais eficientes, autônomos e customizáveis, já que é marcada pela inovação, uma vez que nesta modalidade computadores se comunicam entre si para tomar decisões sem envolvimento humano. Ou quase. Já que as decisões são programadas de acordo com as necessidades em que ela opera. Pelo menos para a Mayekawa do Brasil, que sempre na frente está totalmente atualizada com as tendências da Indústria 4.0, disponibilizando para o mercado soluções inteligentes para vários segmentos industriais, inclusive para serviços de manutenção, como o Sistema de Acesso Remoto e Monitoramento online.

A plataforma permite aos usuários monitoramento online durante 24 horas, em todos os dias da semana. Através da análise da vibração do compressor, o monitoramento remoto permite acompanhar a performance do sistema de Refrigeração ou mesmo do compressor para rápido diagnóstico, que consegue identificar e solucionar problemas antes que eles se tornem em falhas, evitando assim paradas desnecessárias. O diretor da área de Assistência Técnica da Mayekawa do Brasil, Nilton Pitarello explica que “de acordo com moderno método de análise online de dados é realizada a coleta das informações do sistema de refrigeração com leitura das variáveis, que são processadas de acordo com cada condição específica, prevendo falhas e danos através de curvas de tendência em tempo real e classificação por nível de criticidade”. O acompanhamento pode ser feito por uma equipe da própria Mayekawa do Brasil, que acompanhará remotamente e informará com antecedência o cliente sobre as questões do sistema. “Também é possível que o próprio cliente faça a gestão online do sistema de refrigeração, indicando pró ativamente pontos para manutenção preventiva e preditiva”, indica o engenheiro de projeto, da Mayekawa do Brasil, Cecílio Duarte. Quanto à operação da plataforma, ela é bem simples: “pode ser acessada através de qualquer dispositivo com capacidades de acesso à internet, como notebooks, tablets e smartphones”, diz o engenheiro. Além disso, todos os dados gerados ficam armazenados na nuvem com toda a segurança.

Duarte elenca outros diferenciais do Monitoramento Remoto 4.0, da Mayekawa do Brasil: “com esta plataforma é possível enviar mensagens via e-mail e SMS tanto para o cliente quanto para a equipe Mayekawa de sobreaviso; observa-se aumento do rendimento e bom desempenho do sistema de refrigeração; há a redução do tempo de parada com manutenções; além da otimização do tempo de resposta do suporte técnico”, garante.

A ferramenta já atende indústrias de segmentos diversos, como Alimentícia, de Bebidas e Química. Na de Alimentos, por exemplo, foi possível descobrir uma importante falha no sistema e corrigi-la a tempo. “Tínhamos dois equipamentos, que quando instalados não funcionavam a toda carga. Porém, em determinados períodos os equipamentos chegavam a 100% de sua capacidade. Para o cliente estava tudo sob controle, no entanto, acompanhando a desempenho desse sistema, a ferramenta de monitoramento nos mostrou que em condições de funcionamento a 100%, os equipamentos apresentavam falhas na corrente do motor. Informado ao cliente, conseguimos realizar a contento a manutenção desses motores sem maiores prejuízos para o cliente”, descreve o especialista em Manutenção Preditiva, da Mayekawa do Brasil, Jair Pavan.

Outro caso diz respeito à geração de eficiência energética. “Monitorando remotamente este cliente, visualizamos que a pressão de descarga do sistema estava muito alta. Orientamos a ele que baixasse a referida pressão de descarga. Resultado: o cliente sem saber estava gastando muita energia elétrica, apenas com a intervenção da equipe Mayekawa neste quesito, o cliente ganhou uma significativa economia de energia elétrica”, informa o especialista em manutenção. Há também um ganho de produtividade: a máquina desossadora de coxa e sobrecoxa Tóridas, da Mayekawa em funcionamento normal apresenta um residual de 5 gramas. A deste cliente apresentava 8 gramas de perda. “Conseguimos verificar essa condição monitorando remotamente este cliente, rapidamente ajustamos a máquina que estava desregulada, evitando perdas e voltando a produtividade satisfatória”, conta Pavan.

Outra novidade na plataforma de Monitoramento Remoto da Mayekawa do Brasil é a comunicação através de chatbot e a atendente virtual May – que deve estar ativa a partir de março -, ambos permitindo maiores alcance e comunicação com os clientes. “Ao possibilitar uma comunicação mais personalizada, baseada no histórico de interações com o usuário, manteremos nosso relacionamento de confiança com cada um deles, que é uma de nossas marcas, atendendo às demandas específicas”, finaliza Nilton Pitarello.

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