fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
ÁguaDestaqueNotícias

Linha de água purificada nas indústrias requer cuidados especiais na limpeza e sanitização

A água é um insumo fundamental na produção industrial dos mais diversos produtos. Por isso, a limpeza e a sanitização das linhas que transportam o líquido nas indústrias precisam ser feitas de forma eficaz e responsável. Estes cuidados ajudam a evitar a contaminação das tubulações e dos produtos, o retrabalho e os danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

Vale lembrar que linhas de água purificada mal cuidadas favorecem a formação de contaminantes como  o biofilme microbiano e o rouge (contaminação ferruginosa), gerando diversos danos à produção industrial. Estas contaminações resultam em milhões de dólares de prejuízo por ano para os setores de cosméticos, alimentos, produtos farmacêuticos, entre outros segmentos.

Combate aos contaminantes – De acordo com a Ultra Clean Brasil – empresa que produz soluções para a limpeza a seco de tubulações industriais – para evitar problemas é necessário que as indústrias criem uma cultura de prevenção de contaminantes, com uma política rigorosa no controle de qualidade e segurança das linhas de água purificada. Ou seja, quanto mais investimento em prevenção, menos prejuízos na produção.

Esses investimentos podem começar pelo treinamento de higienização para os técnicos, colaboradores e funcionários. Também é importante incluir as boas práticas na manipulação dos equipamentos (proteção contra os contaminantes) e utilizar um método eficaz de sanitização e manutenção da limpeza.

Para chegar a estes resultados, a indústria deve fazer a inspeção constante das tubulações, mangueiras e demais instalações. Além disso, são necessárias análises periódicas físico-químicas e microbiológicas. Ou seja, é preciso estabelecer um ciclo de limpeza com intervalos regulares.

É comum que as sanitizações convencionais sejam feitas através de química, térmica e ozônio. Mas, de acordo com a Ultra Clean, estas soluções não são práticas por levarem ao desperdício de água, produtos, tempo e insumos.

Uma alternativa eficaz apresentada pela empresa é o sistema de limpeza a seco Ultra Clean System (UCS). Composta por lançador pneumático, bicos  de 06 mm a 4,5″ e projéteis de espuma especial de poliuretano expandido, a tecnologia limpa a seco e em questão de segundos as tubulações industriais.

A limpeza que o UCS oferece é mais profunda que os métodos convencionais, defende a Ultra Clean, pois o projétil é inserido com diâmetro 20% maior que as extremidades internas da tubulação. Ao sofrer o impacto da pressão do ar comprimido, a reação do projétil (graças a sua porosidade) é de se expandir. Isso causa um atrito muito maior nas paredes internas das tubulações, fazendo durante a limpeza uma “escovação”

A “escovação” remove os resíduos que a limpeza convencional com produtos químicos (que são líquidos) e água não é capaz, porque contaminantes como o biofilme exigem ação mecânica para a remoção de todas suas camadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×