fbpx
sexta-feira, abril 19, 2024
Notícias

O que é e quais os sintomas da hérnia abdominal?

A hérnia abdominal consiste em um abaulamento causado pelo extravasamento do conteúdo interno da parede do abdômen em decorrência de uma fraqueza que resulta em um orifício pelo qual a hérnia se forma.

Ainda que nem sempre apresente sintomas, a hérnia abdominal pode resultar em quadros de dor, inchaço e vermelhidão. Entenda melhor essa patologia e suas consequências abaixo.

O que é a hérnia abdominal?

A hérnia abdominal se forma devido à fraqueza ou má formação da parede do abdômen. Nesse local, quando há uma pressão dos órgãos ocorre uma abertura e extravasamento que pode ser uma pequena ou grande protuberância, de acordo com o caso.

Uma questão relevante quanto às hérnias é que elas podem ser de diferentes tipos de acordo com o fator que origina o problema e sua localização. Entre as hérnias abdominais destacam-se:

  • Hérnia inguinal;
  • Hérnia umbilical;
  • Hérnia incisional;
  • Hérnia epigástrica.

Apenas um especialista poderá avaliar o tipo de hérnia e também a gravidade do caso para recomendar o tratamento mais apropriado. Destaca-se, no entanto, de que apesar do quadro poder ser monitorado em casos menos graves, o tratamento cirúrgico é o único que possibilita a reversão da hérnia.

Entender o que é a hérnia permite que o paciente a identifique, pois nem sempre essa condição é acompanhada de sintomas que facilitam o diagnóstico.

Quais são os sintomas da hérnia abdominal?

Em geral, a hérnia abdominal é assintomática, o que pode retardar um diagnóstico correto da condição. Uma das principais formas de identificá-la é observar a presença de um carroço ou abaulamento na região da barriga ou virilhas.

É possível que o incômodo em relação à hérnia e mesmo o caroço sejam mais aparentes quando o paciente faz um esforço físico intenso, o que pode causar ainda o agravamento do quadro.

Os sintomas da hérnia abdominal costumam ser mais intensos em caso de encarceramento, que ocorre quando orifício fica mais estreito, impedindo a passagem de sangue e provocando a necrose dos tecidos caso não haja um tratamento emergencial. Nesses casos os sintomas incluem:

  • Dor intensa na área acometida;
  • Vermelhidão e inchaço;
  • Constipação intestinal;
  • Náuseas e vomito.

Uma dúvida comum é sobre o que acontece quando a hérnia está perto de estourar, nome popular dado ao estrangulamento da hérnia. Nesses casos, a dor será intensa, com grande sensibilidade no local acometido, sendo necessário buscar auxílio médico especializado com urgência.

Quais os riscos e tratamento para hérnia?

Apesar de ser possível conviver com uma hérnia monitorada e sob controle para o agendamento da cirurgia, os riscos da hérnia são grandes no caso de estrangulamento ou encarceramento, podendo resultar em necrose dos tecidos.

O diagnóstico da hérnia abdominal ocorre por meio do exame físico conduzido pelo médico especialista, mas também pode ser solicitado um exame de imagem.

Caso a hérnia abdominal seja confirmada, de acordo com a gravidade do caso, o médico indicará o monitoramento do quadro para evitar complicações ou mesmo o agendamento da cirurgia para recolocação do conteúdo extravasado na parte interna da parede abdominal e fechamento do orifício que originou o problema.

Apenas um especialista poderá fazer essa avaliação, sendo recomendado buscar auxílio médico especializado assim que identifica alguma anormalidade como um caroço na região da barriga para evitar um quadro mais grave de hérnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×