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quinta-feira, abril 25, 2024
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Recorde de público marca edição histórica da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Profissionais qualificados, recorde de público, apoio do poder público e sucesso na procura pelos conteúdos. Este é o breve balanço dos três dias de evento da FCE Cosmetique e FCE Pharma. As feiras, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio, reuniram as mais recentes novidades em matérias-primas, tecnologia, fragrâncias, embalagens, válvulas e sprays, máquinas, equipamentos, transporte e logística, entre outros.

Para celebrar a nova fase da empresa e mostrar que está ao lado do mercado, a NürnbergMesse Brasil, organizadora das feiras, preparou uma cerimônia de abertura especial, que contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Esta foi a primeira vez que um governador esteve presente na FCE Cosmetique e FCE Pharma.

Geraldo Alckmin destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das indústrias. “A indústria gera valor, paga salários mais altos, pois o trabalho é de conhecimento técnico e estimula a cadeia de serviços. Para estimular esse ciclo, já abaixamos o ICMS de produtos cosméticos de 25% para 18%; medicamentos reduzimos de 18% para 12%, e uma parte de remédios de uso mais urgente, reduzimos a alíquota para 7%”.

O diretor geral da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, avalia que “a FCE Cosmetique e a FCE Pharma registraram ótimos índices e mostraram toda a sua força no segmento cosmético e farmacêutico. Estamos muito felizes por entregar eventos desta magnitude, e vamos trabalhar incansavelmente para ajudar no desenvolvimento destes setores”.

Com visitação recorde, a 22ª edição das feiras recebeu 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Número que merece destaque frente à crise econômica e política que o Brasil enfrenta. Assim, FCE Cosmetique e FCE Pharma se consolidaram como as maiores e melhores plataformas de negócios para o segmento cosmético e farmacêutico.

Como prova do ambiente propício para networking, as Rodadas de Negócios que aconteceram na FCE Pharma, por exemplo, tiveram saldo de 65 reuniões realizadas, com a participação de 18 representantes brasileiras e de seis empresas internacionais vindas de três países: México, Argentina e Colômbia. Durante os dias 23 e 24 de maio, os organizadores estimam que tenham sido negociados US$ 5 milhões. Os encontros foram organizados pela Abiquifi – Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos, e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para as companhias expositoras do setor de cosméticos, não é exagero dizer que esta foi uma das melhores edições já realizadas. “Recebemos no estande cerca de 400 pessoas por dia, um público bastante qualificado, que rendeu novos contatos. Participamos há 12 edições e esta foi a melhor”, avalia Fabio Telles, Gerente de Suprimentos da Bispharma, expositora da FCE Cosmetique. Essa foi a média de público registrada também pela Dinaco Especialidades Químicas, de acordo com Tereza Peranovich Victorio, gerente de Laboratório e Marketing. “O público é bastante especializado e com projetos consistentes, então chegam aqui com propostas sólidas. E o espaço é ótimo. Participamos da feira há cerca de 11 anos e esta é a melhor edição”.

 

Programação de conteúdo

Além da exposição nos estandes, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma também foram anfitriãs de importantes encontros de especialistas, experiências para executivos, palestras técnicas e de divulgação científica. Entre os exemplos, o 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) que discutiu tendências de mercado como os cosméticos de luxo, a certificação islâmica halal e novos produtos voltados a pacientes oncológicos, este último assunto apresentado pela presidente da FELASCC – Federación Latinoamericana de Sociedades de Ciencias Cosméticas, Lídia Morus. “A feira está boa. Os estandes estão bem distribuídos e a FCE continua como referência no mercado brasileiro. Já o congresso reuniu palestras com temas bastante relevantes e com auditório lotado”, avaliou Antonio Celso, membro da diretoria da ABC. Jadir Nunes, vice-presidente da entidade, completa: “A união entre o Congresso Brasileiro de Cosmetologia e a FCE Cosmetique nessa nova e bela casa é um momento histórico. Por isso, agradecemos a parceria. Estamos nos reinventando e teremos muitas novidades para o próximo ano”.

Já na Arena do Conhecimento, organizada dentro do espaço da feira, empresas e órgãos de pesquisa apresentaram as mais recentes tecnologias e cases de sucesso de empresas empreendedoras, como DuPont, Vult, P&G, Feito Brasil, e pesquisadores de centros como o CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

No II Simpósio de Inovações em Ciências Farmacêuticas, realizado em parceria com a Academia Nacional de Farmácia (ANF), questões regulatórias e de tendências tecnológicas, como a rastreabilidade, foram apresentadas por especialistas com a curadoria do Prof. Dr. Lauro Moretto, presidente da entidade.

“Esse ano a FCE Pharma se superou, primeiro pelo número de participantes e segundo pela excelência de negócios que se apresenta. O Sindusfarma se sentiu honrado de participar do evento de abertura da feira. Parabenizamos os organizadores pela grandeza do evento”, acrescenta Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Assim, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma terminaram os três dias de eventos consolidadas com as maiores e melhores plataformas de negócios dos setores cosmético e farmacêutico. Após um encerramento de muito sucesso, as feiras já se preparam para o próximo ano, que será ainda mais surpreendente. Ambas já têm data marcada em 2018: de 22 a 24 de maio, no São Paulo Expo.

Sobre a FCE Cosmetique

A FCE Cosmetique é a principal plataforma de negócios do setor de cosméticos da América Latina e a única feira que abrange todas as etapas no desenvolvimento e produção de cosméticos, apresentando desde matéria-prima, embalagens, maquinários até acessórios, fragrâncias e serviços. A FCE Cosmetique tem outro grande diferencial, o evento ocorre poucas semanas após os maiores lançamentos de produtos na Europa. Ou seja, é um espelho para o mercado brasileiro, que não precisa se deslocar internacionalmente em busca de material, parceiros, soluções etc. Além disso, a feira proporciona conteúdo qualificado para expositores e visitantes com palestras de profissionais de renome, inclusive internacional. Paralelo ao evento, desde sua primeira edição, acontece o Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido pela ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia, tradicional parceira da FCE Cosmetique.

Sobre a FCE Pharma

A FCE Pharma é uma exposição internacional de tecnologia para a indústria farmacêutica. Com mais de 20 anos, o evento se consolidou como o principal ponto de encontro do segmento. Atualmente, possui um papel importante para a evolução do setor, não só por meio das tendências e lançamentos de produtos e serviços, como também na geração de conteúdo. Em um único espaço, os participantes têm a oportunidade de entrar em contato com toda a cadeia produtiva do setor. Os principais apoiadores da FCE Pharma são Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), ANF (Academia Nacional de Farmácia) e Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos).

Sobre a NürnbergMesse Brasil

Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Analitica Latin America, BIOFACH América Latina, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, it-sa Brasil, POWTECH Brasil, PET South America e R+T South America.

Sobre o grupo NürnbergMesse

O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte das dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (39% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (22% internacionais) participam dos eventos organizados pelo Grupo NürnbergMesse, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, América do Norte, Brasil, Itália e agora Índia. O grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 50 representantes que operam em 100 países.

 

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