fbpx
terça-feira, abril 30, 2024
Esterilização

Perguntas frequentes sobre controle de infecção

O Portal Boas Práticas divulga periodicamente algumas das principais dúvidas sobre o controle de infecção e serviços de saúde.

Quais as embalagens adequadas para acondicionar pacote de curativo e material de ginecologia (espéculo e pinça), quando o método de esterilização disponível é a estufa? E qual a validade desta esterilização?

A esterilização através de estufa já está obsoleta e vale a pena você insistir na aquisição de uma autoclave a vapor. De qualquer forma, as embalagens utilizadas para a esterilização pelo calor seco (estufa) são: caixas de aço inox de paredes finas ou de alumínio e papel laminado de alumínio. Quanto ao tempo de esterilização não podemos determinar uma vez que vai depender da validação da sua máquina, do acondicionamento e guarda, da integridade da embalagem, etc. Portanto, aconselharia a utilizar todo o material após abrir uma caixa e para isso você vai precisar de caixas pequenas. Aliás, é sempre importante utilizar caixas pequenas para evitar que se esterilize muito material e fique abrindo e fechando a caixa o dia todo.

Fonte: Anvisa

 Clique aqui e leia as outras dúvidas sobre o assunto.

 

Consulte a  CBE clicando no banner localizado na lateral esquerda do Portal e saiba mais sobre o processo de esterilização.

Em operação desde 1978, a empresa é precursora da esterilização gama no País e possui o maior acelerador de partículas (E-BEAM) da América Latina. A CBE oferece com exclusividade esses dois tipos de tecnologia aos mais variados segmentos do mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×