fbpx
sábado, abril 27, 2024
Notícias

Conheça os tipos de gelo utilizados no transporte de produtos

gelo-640x412

O Grupo Polar apresenta os tipos de gelo, suas principais utilizações, vantagens e desvantagens. Confira.

Gelo água – este tipo de gelo não é indicado para o transporte de produtos, embora este ainda seja encontrado em algumas embalagens, pois não possui estrutura física resistente que mantenha os produtos dentro do seu range de temperatura ideal, uma vez que derretem durante o percurso, com isso molhando os produtos e a caixa térmica.

Gelo gel – Este tipo de gelo é muito utilizado para diversos tipos de produtos, porém, nós do Grupo Polar, indicamos o gelo gel para transportes rápidos (aqueles que não ultrapassam 24 horas), pois sua liberação de temperatura é imediata e sua autonomia é menor quando comparado com gelo em espuma. Uma das principais indicações é para o transporte de alimentos, pois o mesmo é de fácil manuseio, congelamento e higienização em freezers domésticos.

Gelo seco – Este tipo de gelo é utilizado para produtos que requerem temperaturas negativas, ou seja, até – 70°C. A desvantagem deste elemento refrigerante é com o seu manuseio, que requer cuidados especiais pois o dióxido de carbono é tóxico. Logo é preciso tomar cuidado com a inalação da fumaça altamente tóxica proveniente do gelo e com o contato com a pele, pois pode provocar queimaduras.

O Grupo Polar desenvolveu um gelo em espuma que possui um aditivo em sua composição que ajuda a manter a temperatura abaixo de 0° C e é indicado para o transporte de produtos congelados. Quando utilizado com gelo seco resulta em uma alta performance em manutenção térmica, mantendo os produtos em sua temperatura ideal.

Atualmente as companhias aéreas possuem certa restrição para transportar embalagens que utilizam gelo seco, pois em compartimentos fechados aumenta-se o risco de explosões devido à liberação de gás do gelo seco. Com o uso do gelo espuma com aditivo juntamente como gelo seco, diminui-se a quantidade de gelo seco dentro das embalagens, mantendo a performance térmica das mesmas, e diminuindo os riscos inerentes deste material.

Gelo espuma – Este sim é o mais indicado para o transporte de produtos com temperatura controlada, pois sua autonomia térmica mantém por longo período de tempo a temperatura ideal dos produtos. Sua forma de liberação de temperatura é gradativa resultando em uma manutenção térmica dos produtos quando em transporte, garantindo segurança e qualidade em todo o percurso destas embalagens. Nosso gelo espuma (Ice Foam) possui estudos de atoxicidade, biodegradação e análise microbiológica, garantindo sua qualidade e performance.

Fonte: Grupo Polar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×