fbpx
segunda-feira, abril 29, 2024
ÁguaCadeia do Frio e LogísticaDestaqueHVACInovações tecnológicasNotícias

Mayekawa do Brasil presente na Forlac 2022

A Mayekawa do Brasil está entre as marcas expositoras da Forlac – Feira para Indústria de Lácteos, que acontecerá de 3 a 5 de maio, em Lambari, sul de Minas Gerais. “Para nós que temos forte tradição em equipamentos e soluções para a Cadeia do Leite é muito significativo estarmos presencialmente nesta retomada de eventos do setor”, avalia o gerente comercial da Mayekawa, Paulo Teixeira. No estande de 30m²,  a multinacional japonesa apresentará uma tecnologia exclusiva para o setor de Lácteos, especialmente para entrepostos de recebimento de leite: o Chiller para Água Gelada Sub-resfriada com tecnologia Microcanal com baixo custo de instalação”.

[scrolling_box title=”LEIA MAIS:” display=”category” category=”3″ header_text_color=”#dd3333″]

Chiller para Água Gelada Sub-resfriada

Desenvolvido para atender o mercado de Lácteos de pequeno porte e os entrepostos de leite, o equipamento foi pensado como excelente opção à substituição aos sistemas tradicionais de banco de gelo, que requerem muita carga de amônia, e, também por isso necessitam mão de obra qualificada; além de utilizarem espaço considerável para instalação.  “O Chiller para Água Gelada Sub-resfriada é um equipamento compacto, que utiliza pouco fluido refrigerante, cerca de 20 a 25 % do que é utilizado em um banco de gelo, por exemplo”, informa Paulo Teixeira.  Ele explica que por ser compacto, possibilita o resfriamento da água em temperatura de 0 °C a 0,5 °C, desejável para garantir o resfriamento do leite num trocador até a temperatura ideal. “Neste caso, quando sai do caminhão, o leite passa pelo trocador a placas e segue para os tanques do entreposto, por exemplo. Do outro lado deste mesmo trocador circula a água gelada a zero graus, que tem a função de resfriar o leite, garantindo a manutenção de sua temperatura próxima aos 3 °C, uma faixa segura para garantir os 4 °C exigidos pela normativa do MAPA¹, o Riispoa²”, assegura o gerente da Mayekawa do Brasil.

Segundo Teixeira, o equipamento traz outras vantagens:  é todo construído em aço inoxidável, o que é adequado para ser utilizado na indústria alimentícia; de fácil manutenção, já que o trocador não possui juntas; é também autônomo e autossuficiente em sua condensação que é a ar; e de operação simples e mais segura, no caso de um vazamento. “O sistema automatizado é muito fácil de operar: se a água ficar abaixo da faixa da temperatura de trabalho, ele desliga automaticamente, diz o gerente. Ele completa: “Graças a tecnologia exclusiva Mayekawa, o equipamento reúne tantas qualidades que não há similar no mercado”, assegura. “Tanto que disponibilizamos versões customizadas para necessidades de maiores capacidades com compressor do tipo parafuso”, avisa.

Inovação Microcanal

Se o Chiller para Água Gelada Sub-resfriada já é uma inovação por utilizar baixíssima carga de refrigerante; ele também se destaca pela tecnologia Microcanal, outra inovação.  “São pequenos capilares em substituição as serpentinas, onde passa o fluido refrigerante conferindo eficiente troca térmica”. O Chiller para Água Gelada Sub-resfriada possui, ainda, ventiladores tipo EC automatizados com inversores de frequência e controladores de velocidade e bombas centrífugas, também com motor de inversor de frequência acoplado. Além de vir com o conceito LPR – Low Pressure Receiver -, o que significa um sistema de expansão direta com a eficiência de um sistema inundado, pois possui vaso de baixa pressão muito menor, admitindo retorno de líquido “Nossa proposta foi oferecer mais segurança com simplicidade na operação sem perder a eficiência”, garante Teixeira.

¹ MAPA – Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento

² RIISPOA: Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal

Serviço:

Forlac – Feira para Indústria de Lácteos
De 3 a 5 de maio de 2022
Das 14h às 20h
Local: Expo Lambari
Endereço: Ilha dos Amores, Av. Getúlio Vargas no Trevo da Garrafa
Cidade de Lambari, Sul de Minas (MG)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×