fbpx
segunda-feira, abril 29, 2024
DestaqueVestimentas

Vestimentas especiais para uso em Salas Limpas

 

Os operadores de Salas Limpas se constituem na maior fonte de contaminação da área. Eles conduzem contaminantes para o interior das Salas Limpas na sua própria pessoa, como também continua gerando-os durante o desempenho de suas funções.

As pessoas que adentram a área deverão estar vestidas com roupas especiais confeccionadas com materiais sintéticos (Polyester Alta Densidade) isentos de algodão e com baixa retenção de carga eletrostática, visando minimizar à contaminação da área.

As vestimentas devem ser confeccionadas com padrões especiais de costura (Rebatida), evitando o desprendimento de particulados no ambiente e possível contaminação.
Tecidos de Alta Tecnologia com barreiras Antimicrobicidas (SHIELDS ), tratamento especial de repelência a Fluidos (DUPONT ), serão utilizados, justificando a sua troca diária, bem como o acompanhamento de sua vida útil.

O Uniforme a ser utilizado em Salas Limpas usualmente consiste em, conjunto composto de macacão sem bolsos, mangas tipo Raglan, proporcionando maior mobilidade e conforto ao operador, Capuzes que deverão se ajustar devidamente em torno da cabeça, Luvas de vinil ou látex as quais deverão estar previamente isentas de pó do talco, Botas com solados em látex ou borracha irá compor o conjunto, o qual deverá ser totalmente lavável.

As roupas serão higienizadas em condições severas de limpeza, sendo acondicionadas em embalagens lacradas à vácuo . Conjuntos utilizados em Salas Limpas Classe “10.000”, deverão ser higienizados e acondicionadas em condições de Classe 100. A cada lavagem a roupa deverá passar por uma rigorosa inspeção para verificar eventuais desgastes .

A sofisticação da tecnologia atualmente em sistemas eletrônicos, hidráulicos, eletromecânicos, eletro-ópticos, requer uma precisão tão elevada em seus processos que, a presença de partículas microscópicas é totalmente indesejável, com o avanço na tecnologia e métodos de limpeza, controle ambiental rigoroso, maior conscientização e treinamento de operadores, Vestimentas com alta tecnologia , são esforços bem sucedido no controle da contaminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×