fbpx
sábado, abril 27, 2024
Notícias

Instituto Brasileiro de Impermeabilização comemora sucesso de simpósio

Tendências, tecnologias e casos de aplicação acerca da impermeabilização na construção civil deram o tom da edição 2015 do evento.

Refletir, discutir e disseminar todo conhecimento, inovação e tecnologia que deve orientar as tendências a serem seguidas pelo setor da construção civil. Reforçar a importância da pesquisa e consequente inovação no processo e nas técnicas de impermeabilização, etapa fundamental para assegurar qualidade, durabilidade e perfeita adequação custo/vida útil da obra com real redução de manutenção futura. E tudo sem perder o foco na preservação do meio ambiente e na consistente qualificação para o atendimento da crescente demanda do mercado.

Foi em torno de toda essa importante, e necessária, temática que a indústria da impermeabilização esteve reunida para o 14º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização, realizado em São Paulo, de 15 a 17 de junho. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), contou com a presença de 338 participantes, de 18 estados brasileiros, entre os quais especialistas, estudantes, representantes do meio acadêmico, de entidades setoriais e das indústrias de impermeabilizantes e produtos químicos, engenheiros, aplicadores e outros profissionais da construção civil. Por lá estavam também as principais indústrias do setor – Denver Impermeabilizantes, MC-Bauchemie, Sika, Vedacit, Viapol e Weber – como patrocinadoras.

Diferentemente da última edição do simpósio, de 2013, esta contou com um período a mais, a noite do dia 15, para a comemoração dos 40 anos do IBI, celebrados em 15 de abril último. A programação mais intensa ficou mesmo para os outros dois dias. Entre uma palestra e outra – seis no total – sobre os mais variados temas de interesse, e sessões técnicas para apresentação dos trabalhos, o público presente pôde visitar ainda exposição paralela, com a participação de 22 empresas.

“Completo. É assim que definimos o simpósio, sem dúvida,o principal evento do setor e também o fórum ideal para colocar em evidência toda cadeia produtiva, empresas, marcas, produtos e soluções tecnológicas. O poder de aglutinação do encontro é determinante para o centro de decisão produtivo, dos aplicadores, dos formadores de opinião e dos representantes do meio acadêmico que se reuniram com um só objetivo: a impermeabilização. Mas é importante reforçar que precisamos de mais gente nesta caminhada junto com o IBI. Quanto mais pessoas, mais conhecimento, mais força”, destacou Elton de Souza Góes, presidente do IBI.

Alto nível

Sob o tema central “A relevância da impermeabilização na construção civil”, o simpósio recebeu 83 resumos e, após serem submetidos à avaliação da comissão técnica composta por 13 especialistas das principais empresas do setor, 40 foram selecionados e seus autores enviaram o trabalho completo para avaliação do comitê científico. Destes, 18 foram aprovados para apresentação no evento. Divididos em cinco sessões técnicas, abordaram os temas Proteção Estrutural, Obras Especiais, Novas Tecnologias, Conservação de Patrimônio e Científico.

“O nível dos trabalhos recebidos foi tão alto que a comissão teve que se desdobrar para escolher os que seriam mostrados no simpósio. Depois foi outra dificuldade para premiar os três melhores tamanha qualidade das apresentações. Mas, ao final, a certeza é que conseguimos atingir o objetivo ao mostrar ao mercado as melhores práticas da área da impermeabilização. É uma contribuição necessária e que precisa ser constantemente oferecida para que o setor siga evoluindo”, enfatizou José Miguel Farinha Morgado, coordenador do simpósio.

 

One thought on “Instituto Brasileiro de Impermeabilização comemora sucesso de simpósio

  • Jackson Fischer

    As Seguradoras que fazem o seguro obrigatório dos edifícios devem ser orientadas, através de normas técnicas específicas, a respeito da importância da impermeabilizacao, em todos os seus aspectos, especialmente sobre os graves danos e riscos da estrutura do edifício decorrentes de falhas de projeto,falhas de execução e de falhas na conservação da impermeabilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×