fbpx
domingo, abril 28, 2024
Esterilização

Perguntas frequentes sobre controle de infecção

A partir desta quinta-feira divulgamos algumas das principais dúvidas sobre o controle de infecção e serviços de saúde.

Como é feita a esterilização em serviços de Odontologia?

A Portaria 2.616, de 12 de maio de 1998 que expede instruções sobre o controle de infecção em seu anexo V – Recomendações Gerais e no item 2 cita:

As normas de limpeza, desinfecção e esterilização são aquelas definidas pela publicação do Ministério da saúde, Processamento de Artigos e superfícies em Estabelecimentos de Saúde, 2ª edição, 1994 – princípios ativos liberados conforme os definidos pela Portaria nº 15, SVS, de 23 de agosto de 1988, ou outras que a complementem ou substituam.

O procedimento de limpeza, desinfecção e esterilização é único, portanto, independente do local. Os produtos utilizados em odontologia não fogem à regra, sendo assim, tudo o que for artigo crítico terá que ser esterilizado. Os artigos semi-críticos poderão ser esterilizados ou na impossibilidade, realizada desinfecção de alto nível.

Fonte: Anvisa

 

Consulte a  CBE clicando no banner localizado na lateral esquerda do Portal e saiba mais sobre o processo de esterilização.

Em operação desde 1978, a empresa é precursora da esterilização gama no País e possui o maior acelerador de partículas (E-BEAM) da América Latina. A CBE oferece com exclusividade esses dois tipos de tecnologia aos mais variados segmentos do mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×