fbpx
sábado, abril 27, 2024
Notícias

No encerramento, ASME discute necessidade de certificar fabricantes de vasos de pressão ou atmosféricos utilizados em biotecnologia

Rodolfo Cosentino, exclusivo para o Portal Boas Práticas, direto de Vancouver (Canadá) – O encerramento dos trabalhos do congresso do ASME BPE de Vancouver ocorreu nesta quinta-feira.

Isto sempre acontece durante a reunião do “Standards Committee” que teve a presença de mais de 90 pessoas.

Os assuntos que se tratam nesta reunião não são de características técnicas e sim de ordem administrativa.

Os pontos relevantes foram a necessidade de certificar os fabricantes de vasos de pressão ou atmosféricos utilizados em biotecnologia, que além de precisar estar certificados pela ASME BPVC (Boiler and Pressure Vessel Code), precisarão o certificado ASME BPE como complemento, visto as características especiais destes equipamentos, principalmente no que tange a limpeza e drenabilidade.

Um dos representantes da Comunidade Europeia levantou a questão do custo muito alto da norma impressa. Para quem compra na Europa, além dos custos próprios da Norma, tem que somar os de envio e os impostos, podendo chegar a um valor de US$ 450. Isto provoca que muitas empresas não invistam nisso, já que comparado com as normas DIN o valor é considerado muito alto. Como resultado, as empresas europeias são relutantes de utilizar esta norma. O mesmo acontece no Brasil.

Nesta base, o representante administrativo do grupo levará a consideração do conselho para tentar minimizar este impacto de custos e facilitar a compra e, portanto, a utilização da norma.

O Delegado do Japão apresentou algumas inconsistências que existem entre as necessidades no Japão e o que reza a norma, para tentar corrigir nas próximas edições.

O grupo ASME está colocando à disposição a “Alliance of Advanced Biomedical Engineering” para direcionar as necessidades da comunidade de engenharia biomédica dentro das indústrias, investigação, educação e governamentais. Quem estiver interessado pode acessar o site www.AABME.org .

Também foi votado em consenso que em 2018 alguma das reuniões voltará a ser em Dublin – Irlanda.

Esperamos contar com a presença de mais representantes do Brasil nas próximas reuniões.

Para mais informações, por favor podem me contatar: rodolfo.cosentino@terra.com.br .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×