fbpx
quarta-feira, maio 1, 2024
Notícias

Ansiedade entenda seus impactos

O corpo humano é uma máquina que trabalha em conjunto, assim, para seu pleno funcionamento, todo o organismo precisa estar equilibrado. Nesse sentido, um dos fatores que contribuem para a qualidade de vida é a saúde mental. Assim, quando a saúde mental vai mal, o corpo é afetado, existindo uma intensa relação entre a ansiedade e saúde bucal.

A boca é parte crucial da nossa existência, por ela nos alimentamos, nos hidratamos e demonstramos nossas emoções. Desta maneira, fatores psicológicos influenciam no funcionamento do organismo e da boca.

No presente artigo abordaremos como a ansiedade pode afetar a saúde bucal, tanto de pessoas com dentes naturais como para quem possui implantes dentarios.

Saúde emocional e saúde bucal

As relações emocionais estão diretamente ligadas com a saúde bucal. Desde os primeiros dias de vida, no qual há a amamentação até o começo da ingestão de alimentos sólidos.

Quando ainda pequenos há a sensação de medo, alegria ou tristeza, a boca se transforma em uma forma de expressão. Assim, há o uso de chupetas, mordedores e até os próprios dedos.

Uma das causas emocionais que mais se relacionam com a saúde bucal é a ansiedade.

A ansiedade pode ser tanto crônica, que consiste em um quadro clínico, como adquirida, isto é, surge frente a determinadas situações.  Em ambos casos, ela pode demandar tratamento e acompanhamento.

Nesse caso, desequilíbrios emocionais fazem com que tenhamos menos cuidado com a boca, e também com a alimentação, o que permite o aparecimento de doenças como a cárie, prejudicando a saúde da prótese sobre implante dentario.

Alguns outros desequilíbrios podem ocorrer por conta da ansiedade ou outros problemas emocionais, como:

  • Maus hábitos de higiene;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Problemas de mastigação;

Abaixo abordaremos alguns tipos de disfunções que podem aparecer na boca por conta de problemas emocionais e que podem prejudicar os tratamentos dentários, como o aparelho ortodontico transparente.

Problemas bucais causados pela ansiedade

Problemas emocionais como ansiedade, depressão e tristezas variadas podem acarretar problemas bucais de naturezas diversas.

Abaixo abordaremos algumas das disfunções que podem aparecer por conta de problemas emocionais.

1.   Cárie

A cárie consiste em uma bactéria que se desenvolve nos dentes e causa a corrosão do esmalte, gerando dor durante esse processo.

Dependendo do processo e evolução da cárie, pode chegar a um caso de pulpite.

Pessoas que sofrem de problemas emocionais, como a ansiedade, podem desenvolver a cárie por não se atentarem à higiene bucal e também por desenvolverem hábitos alimentares menos saudáveis, como a ingestão de produtos gordurosos e muito doces – apresentando uma alimentação compulsiva.

2.   Periodontite

A periodontite, por sua vez, é uma infecção bacteriana que afeta de forma bastante intensa os ossos e tecidos que suportam os dentes. É considerado o estado avançado da gengivite.

Pessoas com ansiedade e depressão, bem como outros transtornos emocionais, tendem a descuidar da higiene bucal, o que acaba contribuindo para que o quadro de gengivite avance.

3.   Bruxismo

Essa situação consiste no apertamento e ranger de dentes de forma involuntária durante a noite e, em alguns casos, durante o dia.

A ansiedade é uma das causas para esse problema, que pode acarretar em outros como lesão nos músculos da mastigação, lesões orofaciais e desgastes dentários.

Agora que conhecemos algumas das disfunções que podem ter como causa ou agravante os problema emocionais, no tópico abaixo abordaremos como controlar o estresse e como evitar que doenças bucais apareçam nesse quadro clínico.

Cuidados a serem tomados para uma melhor saúde bucal

Quadros emocionais, como a ansiedade, estão atrelados a uma rotina agitada e estressante, além da falta de propósito nas atividades diárias.

Por isso, para evitar o aparecimento de doenças bucais decorrentes de problemas emocionais, é necessário cuidar da saúde mental. Isto é, tirar um tempo de descanso, procurar um psicólogo e desenvolver um hobby.

Além disso, existem outras atividades, como priorizar noites de sono bem dormidas, ter uma alimentação equilibrada, ter uma rotina de atividades físicas, manter a higienização dos dentes após as refeições de forma regular se mostram essenciais.

Mais ainda, em casos de tratamentos odontológicos como a lente de contato dente, manter o cuidado com elas com o uso de creme dental flúor também é necessário, como o acompanhamento profissional, que pode identificar outros descuidos advindos da depressão.

Desta maneira, é possível diminuir os níveis de estresse e manter uma boca sadia, o que evita o desenvolvimento de patologias desagradáveis como a gengivite, a cárie e até mesmo o amarelamento dos dentes – que também impactam na saúde mental.

Por isso, cuide de sua saúde bucal e desenvolva hábitos saudáveis para uma vida com mais qualidade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×