fbpx
domingo, abril 28, 2024
DestaqueIndústria FarmacêuticaInovações tecnológicasNotícias

Startup brasileira desenvolve exame genético para tumor cerebral infantil

Foram mais de quatro anos de estudos e desenvolvimento da tecnologia, que é a primeira comercial no país; cientistas brasileiros têm ampla experiência internacional

O câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e jovens, e os tumores cerebrais são o tipo mais comum, levando muitas vezes à fatalidade. A cada ano, 30 mil crianças são diagnosticadas com meduloblastoma em todo o mundo, principal tumor cerebral maligno nessa faixa etária.

[scrolling_box title=”Leia Mais:” display=”category” format=”” category=”3″ count=”9″ header_text_color=”#dd3333″]

Contribuindo para um diagnóstico mais preciso da doença, uma tecnologia desenvolvida nacionalmente, pela startup Neogenys, permite por meio de um exame molecular  auxiliar pacientes oncológicos pediátricos e adolescentes diagnosticados com Meduloblastoma. O exame classifica o risco de pacientes com meduloblastoma em 4 subgrupos moleculares, o WNT (baixo risco), o SHH (risco intermediário), e não-WNT/SHH (Grupo 3,  alto risco) ou Grupo 4 (risco intermediário), auxiliando os médicos na tomada de decisão do protocolo de tratamento. A tecnologia está, inclusive, disponível para toda a América Latina.

De acordo o pesquisador Ricardo Bonfim, Cofundador da startup Neogenys, este é o primeiro teste brasileiro disponível comercialmente para pacientes com meduloblastoma. “Temos o orgulho de anunciar o exame molecular NEOProfiler-MB e possuímos uma proposta baseada na EQUIDADE que postula que um paciente pediátrico no Brasil deve ter o mesmo acesso RÁPIDO E PRECISO às informações moleculares que um paciente nos Estados Unidos ou Alemanha”, destaca.  

Anuário do Portal Boas Práticas

O estudo também teve convênio com o Hospital das Clínicas e o Laboratório de Biologia Molecular do Departamento de Pediatria, ambos ligados à FMRP/USP .  E só foi possível graças ao financiamento proporcionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O exame

É um exame validado em material criopreservado ou incluído em parafina (FFPE) utilizando a plataforma Taqman Low Density Array (TLDA) pelo método de RT-qPCR. Esta Plataforma foi validada pela técnica de Metilation Array 450k NGS (Padrão Ouro) na Alemanha com 100% de concordância. 

Ela também possui um extenso banco de dados único que alimenta seu algoritmo, levando ao seu aperfeiçoamento. A pesquisa também contou com o suporte do SUPERA Parque, HC/FMRP-USP, colaboradores oncologistas pediatras e laboratórios.

O meduloblastoma

O meduloblastoma é um tumor cerebral maligno comum em crianças, com maior frequência entre 5 e 9 anos de idade. Ele começa no cerebelo, uma área na parte posterior do cérebro mas pode se disseminar para outras regiões do cérebro e medula.

A sobrevida geral para o meduloblastoma infantil é de 70 a 80% se a doença não se disseminou. Se a doença se disseminou, a sobrevida é de cerca de 60%. 

A Neogenys

A NEOGENYS é uma Biotech e Health Tech startup fundada em 2019 pelos sócios Ricardo Bonfim, Gustavo Cruzeiro e Carlos Biagi Jr. A startup foca em pesquisa e desenvolvimento de soluções na área de Diagnóstico Molecular em Oncologia, especificamente quanto à estratificação de risco do paciente, para que o médico possa ter uma maior precisão na tomada de decisão do protocolo de tratamento a ser utilizado no paciente. Saiba mais em: https://www.neogenys.com.br. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×