fbpx
terça-feira, junho 18, 2024
HVAC

A importância da filtragem de ar em instalação de serviço de saúde

Em nenhum lugar a filtragem de ar é mais importante do que numa instalação de serviço de saúde. O nível de contaminantes infecciosos suspensos no ar aumentam proporcionalmente ao aumento da densidade populacional de indivíduos infectados. Essa preocupação não se limita a hospitais, já que muitos procedimentos invasivos são atualmente realizadas em ambulatórios. Além disso, a congregação de pessoas habitualmente presentes nessas instalações aumenta a probabilidade de transferência de contaminantes. Outros tipos de instalações de serviços de saúde que necessitam controlar a qualidade do ar por motivos de saúde incluem clínicas de repouso e consultórios ou clínicas dentárias.

Várias autoridades estabeleceram diretrizes para os níveis de filtragem de ar em instalações de serviços de saúde. Diretrizes reconhecidas nessas recomendações incluem o Departamento de Saúde & Serviços Humanos dos Estados Unidos (em inglês, United States Department of Health & Human Services – DHHS), a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (em inglês, American Society of Heating, Refrigerating, and Air Conditioning Engineers – ASHRAE) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (em inglês, Centers for Disease Control & Prevention).

Os filtros de ar oferecem uma excelente proteção contra enfermidades suspensas no ar de instalações de serviços de saúde, contanto que sejam um componente de um programa global de controle da qualidade do ar. Estes componentes incluem os filtros de ar, as estruturas ou molduras de sustentação desses filtros, as trocas de ar fornecidas ao espaço condicionado, o controle de temperatura e umidade, a introdução de ar exterior e o controle apropriado da vazão para proteger os visitantes de exposição desnecessária. Alguns pacientes, como por exemplo, aqueles nas alas de queimados, necessitam considerações adicionais para sua proteção.

A proteção dos funcionários das instalações também é de suprema importância. Os corpos clínicos estão sujeitos à exposição progressiva a indivíduos infectados. O pessoal de suporte também está sujeito à exposição. A aplicação apropriada de filtragem de ar e controles de engenharia adequados podem reduzir os riscos por fatores de até 1.000 vezes. Além disso, os funcionários que fazem a manutenção dos sistemas de ar projetados necessitam de conhecimentos de engenharia e devem ser instruídos sobre a importância dos sistemas mantidos por eles.

Fonte: Camfil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×