fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Notícias

ABIMED debate na Hospitalar vínculo financeiro entre indústria médica e profissionais de saúde

A relação entre a indústria de produtos médicos e profissionais de saúde, alvo de debates no mundo todo, e as estratégias para dar maior visibilidade à interação financeira entre eles serão tema do painel “Indústria e profissionais de saúde: caminhos para a transparência – A legislação americana, o Sunshine Act, é uma opção para o Brasil? ”, que a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde promoverá na Feira Hospitalar.

O evento será realizado no próximo dia 16 de maio (quarta-feira), das 17h às 19h, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença de representantes de diversos segmentos da área da Saúde. O objetivo é discutir se a criação no Brasil de uma legislação como a americana Sunshine Act poderá ajudar a tornar esse relacionamento mais ético e transparente.

Em vigor desde 2013, o Sunshine Act obriga todo fabricante dos Estados Unidos a reportar ao governo federal daquele país qualquer transação financeira feita a profissionais de saúde e entidades médicas. Além disso, essas informações ficam disponíveis para consulta pública em um site.

O painel será aberto pela advogada norte-americana Katie Pawlitz, consultora de empresas para a implementação de programas de compliance e questões ligadas ao Sunshine Act, que apresentará a experiência daquele país com a legislação. Em seguida, haverá um debate com os seguintes participantes:

  • Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)
  • Fabrício Campolina, representante da indústria e Presidente do Conselho de Administração da ABIMED
  • Paulo Chapchap – Presidente do Hospital Sírio-Libanês
  • Renato Capanema – Diretor de Promoção da Integridade da Controladoria Geral da União (CGU) do Ministério da Transparência
  • Solange Beatriz Palheiros Mendes – Presidente da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar)

O moderador do painel será o jornalista William Waack.

Sobre a ABIMED

A ABIMED congrega 230 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. Criada em 1996, a ABIMED é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde, membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde e foi a primeira entidade da área da Saúde a criar e implementar um Código de Conduta para as empresas. A associação também coopera com a Anvisa e com órgãos públicos da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.

Serviço

 

Painel ABIMED: Indústria e profissionais de saúde: caminhos para a transparência – A legislação americana, o Sunshine Act, é uma opção para o Brasil? ”

  • Data: 16 de maio de 2017
  • Horário: das 17h às 19h
  • Local: Expo Center Norte – Auditório 12/13 – 2º mezanino
  • Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×