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segunda-feira, abril 29, 2024
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Anvisa discute desafios da comunicação durante a pandemia

Participação ocorreu em debate sobre “Saúde do Jornalismo” em evento promovido pela Fiocruz Brasília.

A Anvisa participou, no dia 9/11, do III Seminário Internacional e do VII Seminário Nacional sobre “As relações da Saúde Pública com a Imprensa”, promovidos pela Fiocruz Brasília, com o tema “Covid-19, o que a comunicação tem a ver com isso?”. Representando a Agência, a jornalista e chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom), Isabel Pimentel, falou sobre os desafios enfrentados pela área de comunicação durante a pandemia, na mesa sobre “Saúde do Jornalismo”.  

Entre os diversos aspectos abordados, Pimentel apresentou a estrutura e a organização da equipe da Ascom e fez um resgate histórico da atuação da área na pandemia, destacando datas importantes nessa trajetória, como a da divulgação da primeira aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, em janeiro de 2021. 

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Lembrou também de momentos difíceis, como lidar com a imprensa durante a interrupção temporária de testes com a Coronavac, em 2020, e a recusa da vacina Sputnik, em 2021. Embora tomadas com base em critérios técnicos, essas decisões foram recebidas de forma negativa, gerando desafios para a área de comunicação na defesa da imagem da instituição perante a imprensa e a opinião pública. 

De acordo com a assessora-chefe, a manutenção de uma boa comunicação com a sociedade e a superação dos desafios foi possível graças a um trabalho de equipe, baseado na transparência e respeito ao cidadão, que são princípios de comunicação pública adotados pela Anvisa.   

Isabel Pimentel ressaltou também a importância da adoção da comunicação estratégica no contexto de crise, do alinhamento com as áreas técnicas na produção de informações para o cidadão, do diálogo com os diretores nos momentos de tomada de decisão e do uso de ferramentas digitais, como o trabalho remoto e a divulgação via redes sociais. 

Outros aspectos ressaltados pela chefe da Ascom foram a implementação do uso da linguagem simples na produção de textos e o atendimento oportuno e adequado dos pedidos de dados e de porta-voz feitos pela imprensa. De acordo com Pimentel, somente em 2021 houve a divulgação de 1.083 notícias no portal da Agência, especialmente em uma área dedicada exclusivamente à Covid-19, e quase seis mil atendimentos de demandas de imprensa.  

Além da representante da Anvisa, o debate sobre “Saúde do Jornalismo” contou a participação da jornalista Carmem Sousa, do Correio Braziliense. A moderação foi de Raquel Aguiar, coordenadora de jornalismo e comunicação social do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.  

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