fbpx
sábado, abril 27, 2024
Cadeia do Frio e LogísticaDestaqueInovações tecnológicasNotícias

Ativa Logística testa placas solares na frota para reduzir consumo de diesel

A instalação de placas solares sobre baús de caminhões já era testado pela Renault Trucks há alguns anos na Europa, com resultados positivos para maior durabilidade das baterias e, mesmo que pouco, a redução do consumo de diesel. No Brasil, a Ativa Logística inicia um projeto piloto com caminhões que receberam a instalação de placas solares.

Leia Mais:

Transmissor Indigo510, a nova opção simplificada para ambientes industriais

Aprovado ensaio clínico com células-tronco para tratamento da Covid-19 pela Anvisa

Cinco motivos que reforçam a importância da gestão de recursos em TI

Crise hídrica e energética estão entre os temas da CONATRAT que abordará o tratamento de águas para sistemas de ar-condicionado central e refrigeração

Grupo Emba chega em São Bernardo com oportunidades de emprego

Assim, como no teste da Renault Trucks, segundo Alex Nunes, gerente de inovação, a tecnologia foi aplicada para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias.
As placas solares geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões. “A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, relata ele.

Aumento da vida da bateria

Alex Nunes destaca que a utilização das placas solares proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateria, além de reduzir a quantidade de vezes que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias. “Temos mais de 1 mil clientes espalhados pelo País e as placas solares possuem um papel muito importante no controle de temperatura dos baús, requisito fundamental no transporte de medicamentos”.

O sistema de refrigeração do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes. O motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel”, relata ele.

Os veículos que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre as unidades da Ativa Logística. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões é uma ação do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas pela Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza com 18 unidades espalhadas pelo País.

 

Fonte: https://transportemundial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×