fbpx
sexta-feira, abril 26, 2024
COVID-19Notícias

Betim cria centro de controle da Covid-19 para escolas municipais

Iniciativa disponibilizará equipe multidisciplinar para acompanhar profissionais da educação e comunidade escolar com medidas especiais

Uma portaria publicada ontem pela Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, pretende reforçar o controle de ocorrências da Covid-19 no âmbito das escolas municipais com a criação do Centro de Controle Pandêmico e de Sintomas no Sistema da Educação de Betim, o CCPSSE, uma força-tarefa que visa reforçar as medidas de segurança contra a doença para profissionais da educação e comunidade escolar.

O centro, conforme explica o secretário de Saúde de Betim, Augusto Viana, “será responsável pelo atendimento, acolhimento e acompanhamento dos trabalhadores da educação com a adoção de cuidados especiais para o diagnóstico precoce de uma possível contaminação pela Covid-19”. O objetivo, segundo ele, é aumentar o nível de segurança dentro de estabelecimentos públicos, sobretudo as escolas, onde há um grande movimento de profissionais e de alunos.

A equipe ainda auxiliará, de acordo com Viana, orientando não só professores e trabalhadores da educação como a comunidade escolar, os pais de alunos e os próprios estudantes.

Os atendimentos do centro de controle, que funcionará dentro da Secretaria Municipal de Educação (Semed), terão início na próxima segunda-feira, pelo telefone (31) 3593-1900.

“Estamos implantado esse centro, mais uma iniciativa inédita de Betim no enfrentamento da pandemia da Covid-19, para permitir que o retorno à quase normalidade na administração pública ocorra da forma mais segura possível, com a adoção de medidas extras, que reforçam as inúmeras que o município vem tomando desde o início da pandemia”, acrescenta Viana.
O prefeito Vittorio Medioli anunciou a novidade em suas redes sociais e detalhou o funcionamento do programa. “É uma equipe de retaguarda que oferecerá todos os cuidados necessários para evitarmos a contaminação pela Covid-19 dentro das escolas. Portanto, a partir do momento em que o trabalhador apresentar algum sintoma, deverá entrar em contato com esse centro de controle, que disponibilizará uma equipe para fazer visita domiciliar ao profissional e realizar um conjunto de atendimentos – consulta médica, aferição de pressão, de temperatura e de batimentos cardíacos, teste rápido, entre outros. A partir do resultado, a equipe orientará o trabalhador sobre os próximos procedimentos”.

Segundo a Portaria 214, os atestados médicos apresentados pelos servidores deverão ser apresentados à chefia imediata, que os encaminhará para os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) para análise. A portaria determina ainda que o funcionário terá 24 horas para apresentar o atestado à equipe do centro de controle.

Como acionar

Pelo telefone (31) 3593-1900, servidores poderão acionar a equipe multidisciplinar do centro de controle, que ficará localizado na Secretaria de Educação. O atendimento terá início na segunda-feira.

Audiência

Uma audiência de conciliação entre representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas (Sind-UTE) e do município de Betim está marcada para acontecer hoje em BH para que se encerre o litígio em juízo, já que uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) considerou ilegal a greve iniciada pelo sindicato no dia 9, data em que as aulas presenciais da rede municipal foram retomadas em Betim. Segundo a decisão, que começou a valer no dia 5, caso o sindicato mantivesse o movimento, seria multado em R$ 50 mil por dia de paralisação.

Considerando que, dos 175 centros educacionais do município, 40 permanecem em greve parcial e outros três com paralisação total, já se somam oito dias de movimento, resultado em R$ 400 mil de multa.

Segundo a prefeitura, se a multa for aplicada, o município vai solicitar que o valor seja revertido na compra de livros e outros materiais para as escolas.
Para a secretária de Educação, Marilene Pimenta, a situação é insustentável: “São crianças e adolescentes sendo prejudicados. Torcemos pelo bom senso dos profissionais”.

Atualização das medidas de biossegurança

Para reforçar as medidas de biossegurança já adotadas pelo município no âmbito das escolas, a Procuradoria Geral do Município de Betim encaminhou ontem para o Sind-UTE um documento em que afirma que o município adotará cuidados adicionais nas unidades escolares “tendo em vista que não existem protocolos de biossegurança imutáveis, sendo necessária a construção de adaptações para potencializar a segurança dos trabalhadores da educação, dos alunos e de suas respectivas famílias”.

Entre as medidas a serem adotadas está a ampliação da testagem de infecção pela Covid para os profissionais da educação. A reportagem não conseguiu contato com a coordenação da subsede Betim do Sind-UTE.

 

Fonte: O Tempo Beti,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×