Cientistas desenvolvem técnica para fazer um corpo ficar transparente
Uma técnica criada pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia parece ter saído diretamente dos filmes de ficção científica: eles conseguiram deixar a pele de animais totalmente transparente, permitindo a visualização de órgãos e tecidos.
Os cientistas realizaram os testes em roedores e, após anos de pesquisas e testes, desenvolveram um processo que deixa os tecidos transparentes sem danificá-los. Até então, todas as pesquisas envolvendo esse tipo de método tinham danificado as moléculas que compõe a estrutura do tecido, impedindo a continuidade dos testes.
De acordo com as informações divulgadas pela BBC, eles criaram uma malha feita com um tipo de plástico que dá suporte ao tecido – mesmo que as moléculas sejam danificadas, ele se mantém funcionando. A partir disso os pesquisadores injetaram uma espécie de detergente molecular que dissolveu os lipídios, moléculas responsáveis pela opacidade do tecido. Dessa maneira, os órgãos se tornaram transparentes sem perder a estrutura.
Com os órgãos e tecidos transparentes os cientistas puderam utilizar rastreadores em células e moléculas sanguíneas e acompanhar a “navegação” delas pelo corpo dos animais. Foi possível deixar órgãos inteiros translúcidos, como os pulmões, coração e rins.
A principal importância dessa descoberta é que médicos e cientistas poderão analisar mais de perto a disseminação de doenças pelo corpo como o câncer, por exemplo, e o mapeamento de fibras nervosas e conexões cerebrais.
Por enquanto, a pesquisa só foi feita com ratos sacrificados e ainda não foram realizadas verificações em organismos vivos, mas novos testes serão feitos nos próximos anos.
Fonte: R7
Share this content: