fbpx
terça-feira, junho 25, 2024
Inovações tecnológicas

Compressor Centac fornece ar puro e livre de contaminação

Pouca gente sabe que antes do alimento chegar à mesa, ele passa por processos rigorosos na indústria. Tudo para assegurar o sabor e a qualidade exigidos pelos consumidores. É neste contexto – cada vez mais criterioso e necessário – que entra em cena o Centac, compressor centrífugo da Ingersoll Rand, uma das líderes globais em sistemas de ar comprimido e serviços, ferramentas pneumáticas e equipamentos de manuseio de materiais e gerenciamento de fluídos. Completamente livre de óleo, Centac é projetado para uso em operações como a indústria de alimentos, onde qualquer risco de contaminação é prejudicial.

“O ar comprimido é o último componente no processo de produção alimentícia a ter contato com os produtos e com suas embalagens, que também são muito sensíveis a contaminações. Portanto, seu alto grau de pureza é fundamental para garantir a segurança e a qualidade na indústria de alimentos”, aponta gerente de negócios de produtos para América Latina da Compression Technologies and Services.

A não utilização de óleo lubrificante no compressor do Centac é fator determinante para a adequada execução de todos os processos da indústria de alimentos, desde a elaboração e envasamento de produtos até seu transporte e limpeza. É imprescindível que o ar produzido pelo compressor seja puro, de modo a evitar contaminantes comumente presentes nas engrenagens das máquinas, tais como partículas carbonizadas de óleo lubrificante.

“O ar comprimido deve estar totalmente livre de óleo, microrganismos, poluentes, vapor de aerossóis, formas líquidas ou outras partículas encontradas em áreas industriais e processos de produção”, completa Jordão.

Reputação e Eficiência

Os compressores de ar Centac isentos de óleo, que têm certificação ISO 8573-1 Classe 0, oferecem soluções eficientes, econômicas e confiáveis à indústria. Além dos benefícios da não utilização de óleo, estes compressores contribuem para racionalização de custos, pois reduzem paradas indesejáveis da produção, e consequentes perdas de produtos causadas por contaminação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 40 toneladas de alimentos são desperdiçadas por dia no Brasil antes de chegarem às mesas dos consumidores, seja pelo seu manuseio, produção, armazenamento ou devido à má distribuição.

O compressor CENTAC é produzido sobre um design de última geração, integrado e simplificado, que permite maximizar tempo de atividade, manutenção mais rápida e promover a redução de custos operacionais e com energia elétrica, por ser energeticamente eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×