fbpx
domingo, fevereiro 25, 2024
DestaqueNotícias

Fornecedores preparam novidades e falam de suas expectativas para 2018

A equipe do Portal Boas Práticas conversou com fornecedores e produtos e serviços da indústria, que falaram sobre as novidades de suas empresas para este ano e as expectativas de negócios.

Silvia Martins e João Gomes, da Five: planos para expandir negócios para os Estados Unidos.

Dentre os entrevistados está Silvia Martins, Technical and Commercial Director da Five Consulting. A Five investe de maneira contínua na empresa, mesmo em períodos de crise, como o que o mercado brasileiro presencia desde o final de 2014. Um exemplo do investimento que e empresa realiza são os treinamentos dentro e fora do Brasil, que seus profissionais realizam para aprimoramento da capacitação da equipe técnica. “Fazemos isso, pois acreditamos que a melhor maneira de atingirmos nossos objetivos é trabalharmos muito com foco e determinação para mantermos a qualidade dos serviços prestados – nossa maior conquista – o que proporcionou crescimento contínuo da empresa desde seu início há quase 9 anos. Por sermos otimistas e acreditarmos que o pior da crise ficou para trás, para o ano de 2018 nossa expectativa é de recuperação do mercado de Life Sciences com possibilidade de ótimos negócios para aqueles que se prepararam para este momento”, diz  Silvia.

A Five tem diversos planos para o ano de 2018. Dentre eles, Silvia destaca:

1)      No dia 25 de abril teremos o FiveCon 2018. Que em 2017 contou com um público de mais de 100 profissionais da área em cada um dos dois dias de evento. Serão palestras técnicas para o mercado de ciência da vida que contará com interessantes palestras e palestrantes.

2)      Desde o ano de 2016 estamos investindo no desenvolvimento de uma ferramenta de software que visa uma mudança de comportamento em relação a maneira como se realiza a validação atualmente. Será o sistema paperless validation – validação sem papel, chamado Go!Five. Este sistema agilizará a produção de documentação de forma a economizar, pelo menos, 50% do tempo destinado atualmente a esta atividade. Outras vantagens são a segurança, integridade da informação e facilidade de se manter o estado de validado dos sistemas computadorizados. O sistema ficará pronto neste semestre, para ser utilizado pelos profissionais da Five, assim como pelas empresas clientes da Five, uma vez que será comercializado também.

3)      Sempre prestigiamos o tradicional evento realizado pelo Sindusfarma – Prêmio Sindusfarma de Qualidade – assistindo a premiação. Porém, nesse ano de 2018, participaremos como inscritos, também.

João Gomes, Administrative-Commercial Director da Five, destaca outras novidades: “Neste ano estamos nos preparando para iniciarmos, em janeiro de 2019, as atividades no escritório da Five nos Estados Unidos, mais especificamente no estado de Nova Iorque. Este novo escritório da Five visa fomentar os serviços da Five no mercado norte americano, além de proporcionar mais projetos no mercado brasileiro”, diz. E conclui: “Estamos com o projeto de implementação do ERP para uso interno da Five – estamos na fase de mapeamento do processo e elaboração da URS. Outros projetos são a qualificação da infraestrutura de TI da Five para ser concluída até o segundo semestre e a implementação de um software de mercado com o objetivo de melhorar o gerenciamento dos projetos da Five”.

Sustentabilidade

As projeções de crescimento da Telstar estão baseadas em um desenvolvimento sustentável, principalmente em um ano de eleição em que as decisões de investimentos das empresas estão represadas. “Diante disso, nós trabalhamos fortemente na redução de custos para que pudéssemos continuar a ser competitivos no mercado, e já estamos começando a colher os frutos. Isto é um grande sinal de que o mercado demonstra recuperação e crescimento futuro”, afirma a Country General Manager Kesia Oliveira.

Kesia Oliveira, da Telstar: crescimento baseado em desenvolvimento sustentável.

O ano de 2018 já iniciou para a Telstar com muitas novidades. A principal delas foi a mudança para um escritório mais amplo e com mais salas de reuniões para melhor atender a equipe e os clientes. “O ano de 2017 foi um ano de reestruturação em nossa companhia, em que buscamos desenvolver projetos que pudessem fazer diferença no âmbito profissional, além de promover o crescimento sustentável da nossa empresa. Esta estratégia vai ao encontro de uma expectativa de crescimento que almejamos no mercado brasileiro, principalmente de acordo com o aumento da demanda regulatória, sem perder a credibilidade e consistência que nos levou a honraria de sermos eleito pelo Sindusfarma em 2017 como melhor empresa de projetos e instalações”, afirma Kesia.

Sobre as novidades previstas, a Telstar passa a representar neste ano seus próprios equipamentos no Brasil, não mais utilizando-se de um agente externo, como era no passado. “Esta decisão tem o objetivo de estar mais próximo aos nossos clientes visto que, diante da execução dos projetos de engenharia e consultoria para o mercado de Life Science, temos maior conhecimento do processo para entender as necessidades e demandas solicitadas. Isto agrega valor à marca Telstar, bem como ao nosso produto”, explica Kesia.  “Além disso, fizemos um trabalho interno de avaliação dos nossos projetos de engenharia, qualificação&validação, e conseguimos montar uma estrutura para atender todos os níveis de exigências de clientes, sem perder a costumeira qualidade. Isto significa que temos condições de ser competitivos em projetos pequenos, médios e grandes, permitindo que aquele cliente que possui um budget limitado também possa contar com a equipe Telstar para agregar valor ao seu projeto”, conclui.

Produtos e Serviços diferenciados

A Rigor é uma empresa jovem, que atua no segmento farmacêutico, cosmético, alimentício, dentre outros. Oferece serviços de consultoria, validação, automação, calibração e instrumentação de ponta. Além disso, por intermédio de parceria com grandes empresas, comercializa uma série de produtos. Exemplo disso são os transmissores de última geração, sistemas de monitoramento e multifuncionais da empresa finlandesa Vaisala.

“Nossa estratégia principal para 2018 é primeiramente se diferenciar no mercado farmacêutico, cosmético, logístico e de alimentos oferecendo produtos e serviços com alto nível de qualidade”, diz o gerente de marketing Nelson Fenz Cafiero.

A Rigor aposta nos transmissores Vaisala Série Indigo 200.

A empresa trabalha com as melhores marcas do mercado em instrumentação. Além de Vaisala, mantém parceria com Elpro, IMC, Testo, Akso e Ebro. “Percebemos que nosso mercado foco opta por qualidade e não se atém somente a preços, uma vez que o que parece ser barato pode sair caro. As normas de nossos mercados impulsionam nossos clientes a buscar por tecnologias confiáveis e duradouras. Com base nisso a Rigor está sempre em aprimoramento, seja em conhecimento ou desenvolvimento de parcerias com  perfil semelhante. Sendo assim, acreditamos em boas condições de crescimento e interação com clientes e parceiros”, diz Cafiero.

A empresa prepara boas opções para seu público-alvo: “Serão inúmeras novidades, uma vez que nossos parceiros primam por inovações durante o ano todo, mas podemos destacar o Vaisala – Série Indigo 200 – Transmissores para as Smart Probes Vaisala. O sistema conta com Sonda com conexão Plug-and para sondas Vaisala de CO2, peróxido de hidrogênio vaporizado, interface wireless para configuração e uso temporário, 2 relés configuráveis, etc.”, afirma.

Reaquecimento

Para 2018, a Testo está focada na ampliação de seu market share em mercados estratégicos. Esse plano conta com suporte da qualificada rede de distribuição da empresa, que mês a mês vem evoluindo. “Além disso, teremos grandes lançamentos de produtos que prometem oferecer muitas novidades ao mercado”, diz Victor Brogin, Marketing Communication Analyst.

A Testo está confiante no reaquecimento do mercado, especialmente de importantes setores da indústria. “Nossa expectativa é que esse ano nos traga volumes consideráveis de negócios a mais em comparação ao ano passado, principalmente em projetos”, diz.

Cursos EAD

Apesar da grande retração do mercado farmacêutico nos últimos anos, a expectativa da Engenews é que em 2018, apesar de ser ano de eleição, as empresas voltem a fazer investimentos. E a Engenews pretende fazer sua parte pelo reaquecimento do mercado. O diretor técnico Luiz Alberto da Rocha Torres fala sobre os planos da empresa para este ano: “Manter a Qualidade e eficiência nos serviços prestados, não tendo até hoje nenhuma observação feita, pelos órgãos fiscalizadores, em nossos relatórios e protocolos, e ampliar nossa atuação em outros mercados no Nordeste. Temos também o objetivo de ampliar nossos trabalhos sociais e nosso compromisso com o meio ambiente”.

Luiz Alberto da Rocha Torres, da Engenews, em palestra para 190 pessoas sobre o Guia da Qualidade para Sistemas de Tratamento De Ar – Anvisa.

Ele destaca também os trabalhos de Qualificação de Equipamentos e Utilidades farmacêuticas, Validação de Sistemas Computadorizados, Processos, Limpeza, Metodologia Analítica. “Já estamos trabalhando com qualificação térmica de estufas e autoclaves, utilizando o instrumento KAYE, CFR 21 part 11”.

Torres também destaca que a empresa dará início aos cursos EAD, em sala própria (estúdio) especialmente montada para este fim, com o objetivo dar oportunidade aos profissionais, que ficam mais longes dos grandes centros, de participar dos cursos com um custo accessível. “Isto com certeza será um grande marco em nossa história”, diz.

Expectativa de crescimento

Misturador em V, um dos destaques da Neuberger.

Elisabete Breuing, diretora administrativa da Neuberger, se mostra otimista.Devido à recessão econômica brasileira, os dois últimos foram de cautela e baixo investimento. Acreditamos que 2018 será um ano de crescimento para todos. Apesar de estarmos somente no inicio, há um começo de reação econômica e a expectativa de crescimento geral está em alta. Por isso, este ano será de reestruturação e novos investimentos, mesmo que inicialmente pequenos”, afirma.

Ela espera que esse início de ano promissor de 2018 se estenda pelo resto do ano. “Neste caso, a recuperação do mercado brasileiro será rápida, pois o país como um todo tem grande potencial. No entanto, é necessária certa moderação, pois este ano tem eleições e isto causa sempre uma certa instabilidade. No entanto, achamos que o pior momento econômico já passou”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×