Funil de vendas: a técnica para venda e fidelização de clientes
Com a exploração da internet, as técnicas de venda são cada vez mais aprofundadas e mapeadas de forma a maximizar a produtividade e traçar a jornada do cliente, melhorando-a.
Hoje em dia, a imprescindibilidade de certas ferramentas, como um app funil de vendas, é cada vez mais inevitável para os negócios estruturados e em fase de expansão.
Esse instrumento se torna relevante porque é importante vasculhar as razões que influenciam em vários momentos da decisão do cliente por optar ou não por seu produto ou serviço.
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É importante saber dados e motivos para os quais clientes que são fisgados por anúncios e promoções não escolhem a empresa para fechar negócio.
Tal qual técnicas de crm (do inglês, Gestão de Relacionamento com o Cliente), o funil de vendas se apresenta como um modo de aprimorar esse processo, desde a captação da atenção do cliente até o fechamento da venda e acompanhamento da experiência geral.
Assim, pode-se fidelizar os clientes já alcançados e captar outros com mais facilidade, em um nível competitivo de atendimento e prestação de serviços que vira referência no mercado.
O que é o funil de venda e qual a sua importância para o negócio?
Como bem descreve o blog Rock Content, “o funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela. Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra”.
Dessa forma, ele é uma ferramenta muito útil para o dia a dia de empresas que buscam maximizar suas vendas e olhar de perto como funciona a tal jornada do cliente dentro do seu negócio.
A ferramenta de vendas faz a analogia com um funil, uma vez que o processo da captação de interesse até a compra é feito em etapas que se afunilam. No começo, tem-se todos potenciais clientes captados pela atenção; no final, os que efetuaram a compra.
Nesse processo que envolve diversos fatores, que podem depender ou não do comerciante, o funil implementa um modo linear e metódico de analisar as vendas e otimizar a tal jornada do cliente.
Por meio dessa análise, pode-se observar de perto etapas com menor efetividade e problemas que impedem o consumidor de chegar na triagem final.
Etapas de um funil de vendas
Como já dito, no processo da venda, o funil subdivide-a em etapas para lançar um olhar mais cauteloso para cada momento do cliente. Pode-se dizer que as principais etapas estão descritas, em relação ao funil, como:
- Topo: descoberta, curiosidade e captura do cliente;
- Meio: identificação do problema e solução, avaliação;
- Final: decisão e oferta; e
- Pós-venda: acompanhamento e feedback.
Há vários níveis de aprofundamento que se seguem em cada uma dessas etapas, sempre envolvendo conteúdos que propaguem os benefícios dos produtos/serviços ofertados, bem como intrinsecamente indiquem a empresa como autoridade para fornecê-lo.
Por isso, é crucial aliá-lo a um crm preço acessível.
Benefícios do funil de vendas
Além de alocar mais foco em partes segmentadas do complexo processo de fechar vendas, o funil de vendas otimiza e muito o trabalho da empresa na hora de:
- Analisar problemas;
- Interpretar dados;
- Inferir possíveis resultados;
- Aumentar a receita.
No final das contas, a venda é o maior interesse para o negócio, para mais vendas, é necessário otimizar a jornada do cliente, para que fique satisfeito em quesitos como preço, disponibilidade, atendimento e facilidade, além de ser um promotor do seu serviço ao contratá-lo.
Nesse sentido, o funil de vendas permite diagnosticar pontos cegos e de melhoria para fidelizar o cliente e facilitar processos.
Quando aliado à práticas de gestão de relacionamento com o cliente, como por um crm grátis, a empresa pode vir a ganhar e muito em termos de reconhecimento e captação. Vale a pena testar!
Para criá-lo, é importante ter em vista os objetivos de cada etapa – topo, meio e final do funil – e o que se espera do cliente. Assim, pode-se estruturar formas de implantá-lo na equipe e passar a contar com seu apoio na hora de fechar vendas.
Tendo em vista as múltiplas qualidades e efeitos positivos que se tem ao adotar um funil de vendas no seu respectivo negócio, sabe-se que o empresário e sua equipe devem sempre estar à par das novas tecnologias e ferramentas para otimizar o trabalho.
Assim, é importante investir tempo para testá-las, como no funil de vendas ou em um crm plano.
Afinal, a empresa é a maior interessada em fisgar e manter clientes em um fluxo consistente que confira o selo de autoridade e referência no seu nicho de mercado, bem como consolidar seu espaço como um empreendimento de sucesso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.