fbpx
sexta-feira, abril 26, 2024
Notícias

Funil de vendas: a técnica para venda e fidelização de clientes

Com a exploração da internet, as técnicas de venda são cada vez mais aprofundadas e mapeadas de forma a maximizar a produtividade e traçar a jornada do cliente, melhorando-a.

Hoje em dia, a imprescindibilidade de certas ferramentas, como um app funil de vendas, é cada vez mais inevitável para os negócios estruturados e em fase de expansão. 

Esse instrumento se torna relevante porque é importante vasculhar as razões que influenciam em vários momentos da decisão do cliente por optar ou não por seu produto ou serviço.

[scrolling_box title=”LEIA MAIS:” display=”category” category=”3″ count=”6″ header_text_color=”#dd3333″]

É importante saber dados e motivos para os quais clientes que são fisgados por anúncios e promoções não escolhem a empresa para fechar negócio. 

Tal qual técnicas de crm (do inglês, Gestão de Relacionamento com o Cliente), o funil de vendas se apresenta como um modo de aprimorar esse processo, desde a captação da atenção do cliente até o fechamento da venda e acompanhamento da experiência geral. 

Assim, pode-se fidelizar os clientes já alcançados e captar outros com mais facilidade, em um nível competitivo de atendimento e prestação de serviços que vira referência no mercado. 

O que é o funil de venda e qual a sua importância para o negócio?

Como bem descreve o blog Rock Content, “o funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela. Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra”. 

Dessa forma, ele é uma ferramenta muito útil para o dia a dia de empresas que buscam maximizar suas vendas e olhar de perto como funciona a tal jornada do cliente dentro do seu negócio. 

A ferramenta de vendas faz a analogia com um funil, uma vez que o processo da captação de interesse até a compra é feito em etapas que se afunilam. No começo, tem-se todos potenciais clientes captados pela atenção; no final, os que efetuaram a compra.

Nesse processo que envolve diversos fatores, que podem depender ou não do comerciante, o funil implementa um modo linear e metódico de analisar as vendas e otimizar a tal jornada do cliente.

Por meio dessa análise, pode-se observar de perto etapas com menor efetividade e problemas que impedem o consumidor de chegar na triagem final. 

Etapas de um funil de vendas

Como já dito, no processo da venda, o funil subdivide-a em etapas para lançar um olhar mais cauteloso para cada momento do cliente. Pode-se dizer que as principais etapas estão descritas, em relação ao funil, como:

  • Topo: descoberta, curiosidade e captura do cliente;
  • Meio: identificação do problema e solução, avaliação;
  • Final: decisão e oferta; e
  • Pós-venda: acompanhamento e feedback.

Há vários níveis de aprofundamento que se seguem em cada uma dessas etapas, sempre envolvendo conteúdos que propaguem os benefícios dos produtos/serviços ofertados, bem como intrinsecamente indiquem a empresa como autoridade para fornecê-lo.

Por isso, é crucial aliá-lo a um crm preço acessível. 

Benefícios do funil de vendas 

Além de alocar mais foco em partes segmentadas do complexo processo de fechar vendas, o funil de vendas otimiza e muito o trabalho da empresa na hora de:

  • Analisar problemas;
  • Interpretar dados; 
  • Inferir possíveis resultados;
  • Aumentar a receita.

No final das contas, a venda é o maior interesse para o negócio, para mais vendas, é necessário otimizar a jornada do cliente, para que fique satisfeito em quesitos como preço, disponibilidade, atendimento e facilidade, além de ser um promotor do seu serviço ao contratá-lo. 

Nesse sentido, o funil de vendas permite diagnosticar pontos cegos e de melhoria para fidelizar o cliente e facilitar processos.

Quando aliado à práticas de gestão de relacionamento com o cliente, como por um crm grátis, a empresa pode vir a ganhar e muito em termos de reconhecimento e captação. Vale a pena testar!

Para criá-lo, é importante ter em vista os objetivos de cada etapa – topo, meio e final do funil – e o que se espera do cliente. Assim, pode-se estruturar formas de implantá-lo na equipe e passar a contar com seu apoio na hora de fechar vendas. 

Tendo em vista as múltiplas qualidades e efeitos positivos que se tem ao adotar um funil de vendas no seu respectivo negócio, sabe-se que o empresário e sua equipe devem sempre estar à par das novas tecnologias e ferramentas para otimizar o trabalho.

Assim, é importante investir tempo para testá-las, como no funil de vendas ou em um crm plano

Afinal, a empresa é a maior interessada em fisgar e manter clientes em um fluxo consistente que confira o selo de autoridade e referência no seu nicho de mercado, bem como consolidar seu espaço como um empreendimento de sucesso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×