fbpx
segunda-feira, junho 24, 2024
Inovações tecnológicas

Gestão ecoeficiente do consumo de água

A partir dos anos 90, e de forma mais acentuada após a Conferência Rio-92, o conceito de ecoeficiência disseminou-se no Brasil e no mundo. O desafio é aliar desempenho econômico e ambiental para reduzir impactos negativos decorrentes do processo produtivo. As inovações abrangem, além de questões diretamente ligadas à produção, aos recursos humanos e materiais, melhorias contínuas no gerenciamento do uso de recursos naturais como a água, por exemplo. Como parte desse esforço, a NOVUS criou uma solução que permite estudar o comportamento de consumo da água para monitorá-lo.

O sistema utiliza dois produtos de nossa linha: o FieldLogger 512K e o DigiRail 4C. O funcionamento ocorre a partir de sensores de vazão da água que emitem sinais por meio de pulsos. Os DigiRails se encarregam da contagem desses pulsos e a informação resultante é armazenada peloFieldLogger em intervalos regulares, de hora em hora, para permitir a coleta dos dados e a análise do nível de consumo com foco na sua otimização.

Toda vez que há alguma mudança brusca no padrão identificado, o sistema envia mensagens de alerta via e-mail. Isso permite que rapidamente sejam detectados problemas como vazamentos, acidentes ou vandalismos. De posse dessas informações, os gestores podem tomar providências de forma ágil, reduzindo perdas e custos.
case _novus
Essa aplicação pode ser empregada em organizações de todas as áreas para manter os processos de produção de bens e serviços sintonizados com os mais elevados padrões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Para mais informações sobre esta e outras aplicações Novus, entre em contato com o Departamento de Aplicações através do e-mail projetos@novus.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×