About the author

Related Articles

5 Comments

  1. 1

    Ednaldo Vicente Gonzaga

    Concordo com os colegas, mas temos que observar e dar uma grande importância algo fundamental num sistema de ar condicionado que é a metodologia nos cálculos de carga térmica, muitos sistemas estão ficando subdimensionados ou superdimensionados.

    Muitas das projetistas ainda não aplicam o balanço de massa o que tem gerado ajustes nos ventiladores no momento do star-up.

    Abraços.

  2. 2

    MARCO

    MUITA EVOLUÇÃO DO SISTEMA HVAC VEM ACONTECENDO AO LONGO DOS ANOS, PORÉM POUCO SE TEM FEITO PARA QUALIFICAR PROFISSIONAIS ADEQUADOS A UMA BOA MANUTENÇÃO DO SISTEMA QUE AO VOMEÇAR COM UM MAL DIMENSIONAMENTO NPOR SI SÓ JÁ COMPROMETE TODO SISTEMA. OUTRO PROBLEMA É AS VEZES QUEM SOLICITA A INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA HVAC
    NÃO CONHECE SUAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS E AS VEZES NEM SABE O QUE O SEU PRODUTO FINAL NECESSITA.
    NO BRASIL HVAC AINDA É UM TERMO DESCONHECIDO E POUCO ESTUDADO PELOS PROFISSIONAIS QUE ATUAMA NA ÁREA. CURSOS PALESTARS E EVENTOS DEVERIAM ACONTECER COM MAIS INTENSIDADE.

  3. 3

    Wanderson Alves

    Desejo receber mais informações e participar de fóruns para meu enriquecimento profissional. Parabéns pela excelente matéria abordada.

    Wanderson Alves.
    Técnico em Eletrotécnica

  4. 4

    Jose Mauricio

    muito bom, matéria de qualidade, particularmente eu conheço o serviço da empresa Anthares que foi executado na industria farmaceutica theraskin.
    gostaria de receber avisos de palestra relacionado a HVAC.

  5. 5

    RamonSampaio

    Muito boa a iniciativa, outros problemas que ocorrem nas instalações são a falta de janelas de inspeção nos ramais de dutos, impossibilitando futuras limpezas e isolamento térmico mal dimensionado gerando condensados nos ramais de dutos, isolamento que inclusive contribui na eficiência energética.
    Uma boa dica é sempre seguir as normas para instalações como a NBR16401, resoluções da ANVISA e as diretrizes da ASHRAE.
    Cursos e palestras sobre o assunto ocorrem na SBCC (Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação) e feiras como a FEBRAVA.
    Caso tenham interesse em continuar debates sobre o assunto podem entrar em contato comigo via e-mail (mocramon@hotmail.com)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *