fbpx
terça-feira, junho 18, 2024
Notícias

Intenção de Investimento da Indústria avança no segundo trimestre de 2017, afirma FGV

Proporção de empresas prevendo investir mais nos próximos 12 meses superou a das que projetam investir menos.

O Indicador de Intenção de Investimentos da Indústria avançou 7,9 pontos no segundo trimestre de 2017 em relação ao trimestre anterior, atingindo 107,9 pontos.

Divulgado nesta sexta-feira (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice mostra que a proporção de empresas prevendo investir mais nos próximos 12 meses (25,6%) superou a das que projetam investir menos (17,7%), um saldo positivo que não ocorria desde o primeiro trimestre de 2015.

“O resultado do segundo trimestre mostra continuidade da tendência de aumento da proporção de empresas prevendo aumentar o volume de investimentos produtivos nos meses seguintes, um sinal de confiança na retomada da economia.”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV/IBRE.

Dados complementares

A FGV também consultou as empresas industriais quanto ao grau de certeza em relação à execução do plano de investimentos nos 12 meses seguintes.

A proporção de empresas que estão certas em relação à execução do plano de investimentos (25,0%) superou a proporção de empresas incertas (21,3%) pelo segundo trimestre consecutivo. No trimestre anterior, essas proporções haviam sido de 29,2% e 22,7%, respectivamente. O saldo de respostas recuou, portanto, de 6,5 para 3,7 pontos, ainda positivo, mas inferior ao registrado pela pesquisa nos anos de 2014 e 2015.

A edição do segundo trimestre de 2017 da Sondagem de Investimentos coletou informações de 747 empresas entre os dias 03 de abril e 31 de maio.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FGV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×