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quinta-feira, abril 25, 2024
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Laboratório Bioclínico conquista Acreditação ONA Nível Pleno

Conquistar a excelência na prestação de seus serviços por meio de um sistema de gestão e processos consolidados nacionalmente. Esse era o objetivo do Laboratório Bioclínico ao iniciar sua busca pela Acreditação Plena da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Hoje, após a conquista, a empresa ressalta a importância da metodologia para a eficiência de todas as empresas do segmento.

Fundado há 30 anos, o Laboratório Bioclínico iniciou a busca pela excelência de seu modelo de gestão em 2016, quando conquistou sua primeira certificação voltada para o segmento de saúde pela Organização Nacional de Acreditação. Trata-se de uma norma semelhante a ISO9001. Contudo, o seu foco principal é avaliar a segurança e a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos de saúde, visando com que estes possam melhorar seu atendimento e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos de seus clientes e dos processos.

A Acreditação em Nível I é concedida às instituições que atendam aos critérios de segurança do paciente em todas suas áreas de atividade. Já Acreditação Plena ou Nível II vai além, pois mais do que atender todos os requisitos da primeira, ela também exige que a empresa apresente uma gestão integrada, com processos fluidos e alinhados a todas as atividades. “Foi um enorme desafio, principalmente para a equipe condutora, tendo em vista nossa inexperiência e jovialidade. Mas, desde o começo do processo, tínhamos certeza que iríamos encarar todos os desafios propostos ou mesmo superá-los para alcançar o sucesso”, explica a Gerente de Qualidade do Laboratório.

Para auxiliar no cumprimento dos requisitos e na implantação do modelo de gestão baseado na norma da Organização Nacional de Acreditação, o laboratório contratou a consultoria da Zorzal Consultores & Auditores Associados. A empresa, que possui mais de onze anos de experiência na área de gestão empresarial e da qualidade, possui uma divisão especializada no segmento de saúde.

A profissional Patrícia Turbay, sócia da Zorzal e Avaliadora Líder na Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada pela ONA, foi a responsável técnica pelo projeto. “Quando o Bioclínico entrou em contato conosco vimos uma grande oportunidade. Toda a equipe estava muito disposta a abraçar o desafio e fazer com que a empresa conquistasse a acreditação. Essa consciência e disposição por parte de todos foi extremamente importante, visto que, normalmente, uma das partes mais difíceis durante a implantação de um novo modelo de gestão é justamente a mudança da cultura organizacional”, comenta Turbay,

Para conquistar a Acreditação Plena, o Laboratório Bioclínico precisava melhorar seus processos internos e implantar um sistema que gerisse de forma eficaz e eficiente seus processos e interfaces. “Conduzimos nossa consultoria com metas e objetivos bem claros, mas, ao mesmo tempo, nos preocupando em manter nossa imparcialidade com as questões internas do laboratório. Dessa forma, a implantação do sistema pode acontecer de uma maneira mais tranquila. Nosso principal desafio era demonstrar para a equipe os benefícios do desenvolvimento de uma visão sistêmica e integrada ao novo sistema para sua rotina de trabalho, assim conseguimos proporcionar uma mudança gradativa e efetiva da cultura organizacional do laboratório”, explica.

Ao investir na implantação de um sistema de qualidade capaz de atender os requisitos da ONA, o Laboratório Bioclínico conseguiu avançar ainda mais na sua missão de superar as expectativas de seus clientes com tecnologia e atendimento humanizado. “A empresa amadureceu muito durante esse período, tanto sua gestão, quanto seus gestores. Conseguimos alinhar nossos processos, implantar uma cultura voltada para estratégias metrificadas, alinhar nossas necessidades de mudanças, capacitar nossa equipe e também fortalecer ainda mais a segurança de nossos pacientes”, ressalta a Gerente de Qualidade do Laboratório.

Dentre os principais benefícios da Acreditação está o fomento de uma cultura voltada para a melhoria constante. “Temos a certeza de que nossa organização hoje é muito melhor do que ontem, mas, ainda é pior do que será amanhã. Estamos muito felizes por termos conquistado esse reconhecimento. Ao estarmos alinhados com as melhores práticas laboratoriais, acreditamos que a qualidade conquistada na prestação de nossos serviços aliada ao atendimento humanizado nos levará a alcançar todas as metas estratégicas traçadas para o negócio”, comenta.

Para a Zorzal, a sensação é de missão cumprida. “Acompanhar todo o progresso do laboratório durante nossa consultoria foi extremamente gratificante. E o comprometimento da equipe do Laboratório Bioclínico foi diferencial para o alcance dos objetivos com tanta densidade e excelência. Nossa maior meta é contribuir para a evolução das organizações para que estas conquistem sua excelência através de um modelo de gestão eficaz. Quando cumprimos esse objetivo nos sentimos tão realizados quanto o nosso cliente. O reconhecimento através da Acreditação é a cereja do bolo”, finaliza Turbay.

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