fbpx
segunda-feira, maio 27, 2024
DestaqueEsterilizaçãoNotícias

Limpeza industrial é essencial para a saúde dos funcionários e consumidores

A saúde dos consumidores e colaboradores é o principal motivo pelo qual as empresas precisam tanto zelar pela higiene e limpeza industrial, os consumidores não querem consumir produtos contaminados ou com falhas de higiene. Locais como cozinhas, pátios, linhas de montagem e os equipamentos, precisam de limpeza constante para remoção de resíduos causadores de alergias, infecções ou que possam alojar transmissores de doenças contagiosas.

Você compraria um produto sabendo que ele é fabricado em meio a sujeira e bagunça? Acredito que não. Esse é o principal motivo pelo qual as empresas precisam tanto zelar pela higiene e limpeza na indústria, os consumidores não querem consumidor produtos contaminados ou com falhas de higiene. Locais como cozinhas, pátios, linhas de montagem e os equipamentos, precisam de limpeza constante para remoção de resíduos potenciais causadores de alergias, infecções ou que possam alojar transmissores de doenças contagiosas. Porém esta não deve ser a única motivação, para a manutenção da limpeza na indústria, a segurança e conforto dos colaboradores também devem ser pensadas. Outro fator que deve ser levado em conta é a conservação das máquinas, que sem a limpeza adequada terão desgaste prematuro.

Os principais objetivos da higiene nos ambientes industriais é impedir proliferação de microrganismos que possam contaminar pessoas e produtos, preservar o ambiente de trabalho, aumentar a satisfação dos colaboradores e manter as máquinas em bom estado de funcionamento, enfim, a limpeza na indústria é uma questão de segurança. Diferente da limpeza doméstica, para alcançar bons resultados, a limpeza em ambientes industriais precisa seguir etapas e normas de higiene. A limpeza na indústria, não se refere apenas a limpeza geral, mas também a desinfecção do ambiente, equipamentos e produtos, em alguns casos. Mas, o que significa realmente a limpeza industrial? Depende do tipo de indústria e produtos, porém a maioria segue alguns padrões.

Na limpeza industrial é feita a higienização e desinfecção de todos os equipamentos e superfícies utilizadas, retirando não somente resíduos de materiais e acúmulo de sujeira, eliminando qualquer sujeira visível, mas também aquelas que não podemos ver como bactérias e microrganismos, mas que podem prejudicar a saúde dos colaboradores e consumidores. Para eficácia do processo de limpeza na indústria, a higienização deve ser feita em duas etapas, na primeira todos os resíduos maiores são descartados, quando esta for concluída, deve ser iniciada a desinfecção do ambiente com produtos e equipamentos que de fato eliminem a sujeira e agentes bacterianos. É importante respeitar esta ordem, pois ao realizar a desinfecção sem a limpeza adequada pode haver recontaminação do ambiente.

Confira agora como agir em alguns procedimentos padrões de limpeza:

Limpeza de pisos
Para pisos lisos é importante que ele seja limpo ao menos a cada dois dias, normalmente, são utilizados espremedores, baldes, esfregões e os avisos de segurança.

Limpeza de equipamentos
Os equipamentos que não podem parar para a limpeza devem ser limpos com um líquido especial para higienização. Já as máquinas que podem parar podem ser higienizadas com mais atenção e produtos mais específicos.

Limpeza de janelas e balcões
A limpeza de locais e espaços estreitos, curvados e inclinados deve ser feita com equipamentos que possam alcançar todos os pontos, como as escovas para limpeza industrial da Weinberger , que alcançam até os cantos mais difíceis, realizando uma higienização completa do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×