fbpx
sexta-feira, maio 3, 2024
Notícias

O que fazer para curar a endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória que acomete às mulheres, e está ligada a um comportamento disfuncional do útero.

Quando o tecido que recobre internamente o útero (endométrio) não é expelido com a menstruação (o que é seu caminho natural), tal tecido ou parte dele permanece na mulher, causando inflamações internas. Aí se tem um quadro de endometriose.

A endometriose ocorre em uma a cada dez mulheres em idade fértil no Brasil, segundo dados recentes (2019) do Ministério da Saúde. Seus sintomas são múltiplos.

A doença pode até mesmo aparecer na adolescência, logo após a menarca (primeira menstruação de uma mulher). Seu principal sinal é a cólica – não raro, extremamente intensa.

Não se trata de uma doença passível de cura completa e definitiva, infelizmente. Mas a endometriose pode ser controlada, com grande êxito, se o tratamento for conduzido por profissional da medicina voltada ao bem-estar da mulher (ginecologia) capaz e cuidadoso.

O que pode provocar a endometriose?

A razão, ou as razões, para que tal doença acometa algumas mulheres ainda não estão de todo esclarecidas.

Acredita-se que o fluxo da menstruação, em tais mulheres, vai em direção às trompas e daí para a cavidade endometrial, o que deixa focos do endométrio fora do útero. Mas isso ainda é uma hipótese.

Estudos indicam uma correlação entre fatores genéticos e endometriose. Alterações no sistema imunológico, as quais causam a exacerbação da reação inflamatória ao redor do tecido endometrial, também estão no rol de fatores que possivelmente causam a doença.

Certos pesquisadores aventam a hipótese de que algumas mulheres já nasçam com células que deveriam pertencer ao endométriofora dele. Este processo ocorreria durante a formação do embrião.

Qual é o melhor tratamento para a endometriose?

São diversos os caminhos a serem percorridos para o controle da endometriose, de modo a que ela deixe de ser um transtorno na vida de uma mulher e até mesmo um mal que a impossibilite de engravidar. A doença é tratável. Por quais meios?

Medicamentos

Anticoncepcionais (que também são remédios) são as substâncias mais usadas no controle da endometriose. Por uma razão simples: fazem cessar a menstruação – e é justamente através da mesma que a doença se manifesta. É claro, eles também têm por efeito impedir a gravidez (é para tanto que foram criados, afinal).

Em uma mulher que tenha endometriose e deseje ter filhos biológicos, outros tratamentos terão de ser usados.

Procedimentos cirúrgicos

A cirurgia para a endometriose deve ser empregada quando os medicamentos (anticoncepcionais e outros) não surtem o efeito desejado, ou quando não são uma alternativa viável (por exemplo, nos casos em que há da parte da mulher a vontade de engravidar, tal qual mencionada acima).

Após o procedimento cirúrgico, a maioria das mulheres relatam o fim, ou ao menos a diminuição, das cólicas menstruais causadas pela doença.

Infelizmente, é relativamente elevada a porcentagem de mulheres as quais, passados alguns anos da cirurgia, queixam-se do retorno das dores causadas pela endometriose. Recomenda-se, sendo assim, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos às mulheres visando prolongar os efeitos da operação contra tal doença.

Eventualmente, e se for possível, a permanência do tratamento medicamentoso após a intervenção cirúrgica é igualmente uma boa iniciativa no combate à endometriose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×