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quinta-feira, abril 18, 2024
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Oliveira Trust contrata serviços de armazenamento em nuvem da Fujitsu

Estrutura fornecida pela empresa japonesa otimizou processos ao melhorar o relacionamento com clientes e reduzir os custos.

A Oliveira Trust tem mais de 25 anos no mercado financeiro e conta, agora, com produtos e serviços de infraestrutura da Fujitsu, líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC). A organização evoluiu seus serviços e ofertas nos últimos anos e, atualmente, oferece administração de fundos, custódia qualificada, consultoria na estrutura de operações, agente de garantias, registro de títulos e escrituração para o mercado de fundos e valores mobiliários.

Ao lado da evolução da empresa, notou-se uma necessidade de aumentar a capacidade de infraestrutura de maneira que os clientes externos pudessem ter acesso. No caso de serviços de custódia qualificada, por exemplo, a solicitação do cliente era feita previamente via e-mail ou carta, o que demanda muito tempo. A Oliveira Trust notou que um ambiente em nuvem seria fundamental para tornar os comandos via web mais otimizados, o que melhoraria tanto a experiência do cliente como a produtividade dos colaboradores – que poderiam dedicar seu tempo em tarefas mais estratégicas.

As soluções encontradas foram o serviço de VPH Virtual Private Hosted (IaaS Cloud), ambiente de produção para colocar os aplicativos no data center principal e, posteriormente, em um secundário, interligado para Disaster Recovery, bastante utilizado no segmento financeiro para garantir alta disponibilidade. Ambas as soluções são desenvolvidas pela Fujitsu, que possui seus data centers localizados no Brasil, fator que facilita a resolução dos problemas, uma vez que a experiência na relação com o atendimento ao cliente é direta.

De acordo com Ismar Marcos, sócio-gerente responsável pela área de TI da Oliveira Trust, o alto volume de dados e informações exigiram da nova estrutura alta disponibilidade e também segurança: “Além dos data centers estarem localizados no Brasil, o que nos dá maior confiança com relação à segurança de dados, precisávamos de uma empresa que nos oferecesse suporte, com possibilidade de teste de continuidade e contingência, e apresentasse boa performance, pois nosso produto não pode ficar fora do ar. Encontramos tudo isso na Fujitsu”; finaliza.

Benefícios

Após a migração dos dados para a infraestrutura em nuvem da Fujitsu, notou-se um aumento na velocidade do sistema, redução de investimento em equipamentos e a disponibilidade oferecida, que passou a ser de 99.99%. Entre todos os benefícios, o ganho principal para Oliveira Trust foi a possibilidade de abrir o serviço ao cliente. “Se não pudéssemos contar com um monitoramento 24 horas para garantir a segurança, não existiria a menor possibilidade de abrir para a área externa. Hoje temos a tranquilidade de estar rodando dentro de um ambiente mais seguro”, afirma Marcos.

Internamente, o funcionamento em nuvem tem utilidade para a Oliveira Trust nos seus dois escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde o acesso aos servidores pode ser feito normalmente para facilitar o trabalho remoto.

Para Alex Takaoka, diretor de vendas e serviços da Fujitsu Brasil, o serviço em nuvem atende as necessidades das empresas que buscam inovar ao mesmo tempo que permitem maior qualidade no atendimento ao cliente – sem comprometer a qualidade e segurança dos dados: “O setor financeiro sempre exigiu alto desempenho e cautela com o grande número de informações e dados contidos nos processos. Oferecer à Oliveira Trust nossos serviços de ambiente em cloud é uma grande responsabilidade, mas também enxergamos como um grande passo para continuar fazendo o que fazemos de melhor: entregar soluções e otimizar o atendimento ao consumidor final”, completa.

Posteriormente, a Oliveira Trust contratou ainda outros serviços da Fujitsu, como o atendimento de Backup Gerenciado e infraestrutura de Software e Cloud para a realização e armazenamento do backup em disco e o serviço de Ambiente de desenvolvimento na VPH (Iaas Cloud – Infraescruture as a Service)

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